(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha para descarte de lixo eletrônico termina domingo

As estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho estão equipadas com coletores para receber o material de 5h15 às 23h


postado em 29/08/2014 16:21 / atualizado em 29/08/2014 16:46

Coletores recebem equipamentos com dimensões até 60x60cm(foto: CBTU/Divulgação)
Coletores recebem equipamentos com dimensões até 60x60cm (foto: CBTU/Divulgação)
Termina domingo a campanha "Se liga no que não liga mais", para o descarte consciente de lixo eletrônico em estações do metrô de Belo Horizonte. A iniciativa busca facilitar a participação das pessoas e conscientizar para o descarte adequado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Desde segunda-feira as estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho estiveram equipadas com coletores para receber depósito dos equipamentos sem utilidade. Durante o fim de semana, de 5h15 às 23h, os passageiros ainda podem jogar fora notebooks, monitores e acessórios, videocassetes, câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, eletrodomésticos portáteis, fitas, gravadores, CDs, DVDs, cabos e pilhas, entre outros. Equipamentos acima de 60x60cm não podem ser descartados.

A ação é uma parceria entre a CBTU Belo Horizonte e a Philips e recebeu, desde 2011, mais de 7 mil itens, equivalentes a 7,5 toneladas de lixo eletrônico. Com postos de arrecadação em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre, a expectativa para este ano é arrecadar aproximadamente 25 toneladas de equipamentos descartáveis em todo o país. As centrais de manufatura reversa irão reaprovitar esses materiais fazendo com que retornem ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de extrair mais elementos da natureza.

A iniciativa pretende mudar um cenário no qual os objetos eletrônicos já representam 5% do total de lixo descartado no mundo, número que cresce a uma velocidade três vezes maior do que o lixo comum. De acordo com um levantamento liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada ser humano descarta, em média, sete quilos de resíduos eletrônicos todos os anos. Em todo o mundo, o total é de 48,9 milhões de toneladas de dispositivos elétricos jogados fora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)