(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com homicídios em alta, sistema Olho Vivo entra em operação em Araguari

Estudo aponta queda nos crimes contra o patrimônio, enquanto homicídios tiveram alta em 2012. Dezesseis câmeras serão monitoradas pela equipe de servidores e da Polícia Militar


postado em 28/08/2014 16:35 / atualizado em 28/08/2014 18:55

No dia em que completa 106 anos de fundação, foi implantado nessa quinta-feira em Araguari, no Triângulo Mineiro, a operação efetiva do Olho Vivo. São 16 câmeras do Sistema de Videomonitoramento de Segurança Pública, instaladas em áreas definidas pela Polícia Militar, que ajudarão no combate ao crime e na preservação da cidade. Conforme dados levantados até 2012 e apresentados pela Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds), enquanto os índices de crimes contra o patrimônio caíram, os de homicídios tiveram alta no município.

O sistema, que já operava em caráter experimental há 15 dias, teve o investimento de R$ 1,3 milhão e a central de monitoramento foi implantada no 53º Batalhão da Polícia Militar. O serviço funciona durante as 24 horas do dia e conta com dez servidores e oito policiais militares.

O secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, que representou o governador Alberto Pinto Coelho, comentou a importância da ferramenta para o desenvolvimento social e destacou o uso do sistema no trabalho contra o crime. “O videomonitoramento facilita não só a repressão e atenção aos locais vigiados, mas, também, a apuração e identificação da autoria dos crimes".

Segundo dados de 2012 da secretaria, comparando com o ano anterior, embora o índice de crimes violentos (homicídios/crimes contra o patrimônio) em Araguari tenha caído 7,1%, quando os resultados no Estado registraram alta de 7,8%, as taxas de homicídio preocupam. A cidade registrou, na comparação dos dois anos, alta de 53% (de 11,6 para 17,7 casos) nesse tipo de crime. O aumento de homicídios consumados desde 2004, por 100 mil habitantes, mais que dobrou e registra alta de 109,9% (de 8,4 para 17,7 casos).

Em compensação, o índice de crimes violentos contra o patrimônio caiu 2,1% na comparação com 2011 e registrou queda de 37,1 desde 2004, o que pode ter ajudado na comparação com os dados de Minas Gerais. Nestes casos, o Estado teve alta de 9,3% na comparação de 2012 com o ano anterior.

De acordo com o prefeito de Araguari, Raul Belém, o município recebe com muita alegria o sistema Olho Vivo. “Desde que começou a funcionar, já houve inibição de crimes, por meio da ação rápida da Polícia Militar e da equipe de videomonitoramento. Sem dúvida, é uma experiência que deu e dá certo em todos os lugares”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)