(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidade mineira de Serra da Saudade é a menos populosa do país

Os números divulgados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU) são parte de um levantamento anual do IBGE. População de Minas Gerais chegou a 20,7 milhões de pessoas. BH tem 2,49 milhões


postado em 28/08/2014 09:55 / atualizado em 28/08/2014 10:19

Serra da Saudade, no Centro-Oeste do estado, com 822 habitantes (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Serra da Saudade, no Centro-Oeste do estado, com 822 habitantes (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Minas Gerais tem a cidade com a menor população do país. A pequena Serra da Saudade, no Centro-Oeste do estado, com 822 habitantes leva, mais uma vez, o título de menos populosa do Brasil. No último levantamento, em 2013, a cidade tinha 825 pessoas e agora teve uma redução. Lado a lado com o município mineiro está a cidade de Borá, no interior paulista, com 835 pessoas. As duas localidades revezam, há anos, a posição de menos populosa do Brasil.

Em 2013, por exemplo, Borá registrava população de 834. No início da década, Serra da Saudade tinha 873 residentes. Em 2010, o número de moradores diminuiu, atingindo 815 e de lá para cá vem variando muito pouco, hora com crescimento, hora com redução.

Os números divulgados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU) são parte de um levantamento anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estuda das populações é feito pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.

Os dados também mostram que a população de Minas Gerais chegou a 20.734.097, quase 2 milhões a mais do que o dado apresentado em julho de 2013. O estado continua na segunda posição nacional em população, atrás apenas de São Paulo (44.035.404).

Belo Horizonte

A população da capital mineira também cresceu para 2.491.109, aumento de aproximadamente 12 mil em relação a última divulgação. Com este número, BH é a sexta capital mais populosa do país perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Fortaleza.

Mesmo com o aumento, a capital mineira teve o terceiro menor crescimento entre as capitais, ficando à frente apenas de Porto Alegre e Rio de Janeiro. As capitais que cresceram mais estão no Norte e Nordeste do Brasil.

Quando se exclui as capitais, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a localidade de Minas com mais habitantes: 654.681 – ficando em 12º no ranking nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)