(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em estado de alerta, Viçosa pode ter racionamento de água na próxima semana

Serviço Autônomo de Água e Esgoto, informou que a situação do reservatório responsável por tratar da água de quase 55% do município atingiu o pior nível de todos os tempos.


postado em 27/08/2014 17:02 / atualizado em 27/08/2014 17:21

Funcionários trabalham para evitar racionamento em Viçosa(foto: Saae/Divulgação)
Funcionários trabalham para evitar racionamento em Viçosa (foto: Saae/Divulgação)
O reservatório de água de Viçosa, Região da Zona da Mata, atingiu o pior nível de todos os tempos, de acordo com o Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae) na tarde desta quarta-feira. O reservatório ETA, que recebe água do Ribeirão São Bartolomeu, é responsável pelo tratamento de 55% do município.

Conforme a empresa, na última segunda-feira, a vazão baixou para 38 litros por segundo, sendo que o normal é de 100 litros por segundo, parando de verter na caixa de captação. A diretoria técnica do Saae informou que fez reuniões para estudar alguma saída possível antes do racionamento.

Conforme o diretor técnico da Saae, Sânsio Borges, um outro reservatório ainda permite o abastecimento aos moradores. “Temos a Estação Violeira que está suprindo o déficit da ETA. Além disso, temos um volume morto que deverá ser utilizado se a situação se complicar. Existe a previsão de chuva para os próximos dias, isso pode ajudar a nossa situação”, disse.

Os técnicos vão estudar possibilidades para evitar o racionamento até a próxima semana, mas alertam os moradores sobre a situação. “Vamos comunicar a todos para que façam o uso da água de forma correta possível. Estamos em estado de alerte desde dezembro e a situação não é facil”, declarou o diretor técnico da Saae. A prefeitura de Viçosa foi procurada pelo em.com.br, mas não quis se pronunciar sobre o assunto.


Seca no Centro-Oeste do Estado

Também há crise no abastecimento de água Em Pará de Minas. O novo contrato com a Copasa ainda não foi firmado e a demora nas negociações causaram uma crise no fornecimento de água no município, que decretou estado de emergência em 2013.

Por causa da seca, vários eventos foram cancelados nos meses de julho, agosto e setembro. Entre os eventos cancelados o Encontro Nacional de Motos Hot Cycles Moto Rock 2014 e a Festa Estadual do Frango, programada para os dias 18,19,20 e 21 de setembro. A medida já tinha sido tomada em maio deste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)