(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IML de Sete Lagoas é interditado pela Vigilância Sanitária

O imóvel onde funcionava o posto é inadequado, com situação precária de infraestrutura e higiene


postado em 27/08/2014 12:55 / atualizado em 27/08/2014 15:09

Imóvel foi interditado depois que foram encontradas irregularidades pela Secretaria de Saúde(foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Imóvel foi interditado depois que foram encontradas irregularidades pela Secretaria de Saúde (foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)

O posto do Instituto Médico legal (IML) da Polícia Civil em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, está interditado desde sexta-feira passada por causa de problemas na infraestrutura e higiene. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, fiscalizações das vigilâncias sanitárias municipais e estaduais mostraram a necessidade de readaptação do posto, que funciona em um imóvel anexo ao Cemitério Santa Helena, no Bairro Jardim Arizona.

Desde 2008, o Ministério Público vem relatando a situação precária do imóvel e provocando as vigilâncias para interditar o posto do IML. Na semana passada, a decisão de fechamento foi definida diante de apontamentos técnicos como necessidade de tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos. Os procedimentos de necropsia, sem a devida adequação, levam risco saúde dos trabalhadores e à saúde da população local.

De acordo como secretário de saúde, Breno Simões, a demanda pelo IML na cidade cresceu muito, o que tornou a estrutura do imóvel ainda mais inadequada. Todos os processos de necropsia eram feitos na própria unidade, com exceção de vítimas queimadas que vão para a capital. “A história vem ocorrendo antes da nossa administração com necessidade de correções no imóvel. Ao havia como protelar o funcionamento, foi preciso interditar”, afirma.

Para atender a demanda da cidade, a secretaria fechou uma parceria com o estado e adequou o imóvel de uma funerária da cidade para os procedimentos de necropsia. Assim, Simões garante que o atendimento às famílias continua sendo feito em Sete Lagoas.

Outro imóvel, ainda não definido, vai receber o novo IML até o fim do ano, prazo em que o atendimento ficará na estrutura provisória da funerária. “Agora está sendo elaborado um projeto pelo estado e o município vai colaborar no que for possível. Continuamos atendendo às pessoas que não têm o dissabor de transportar para BH”, afirma Simões.

A Polícia Civil confirmou o fechamento do IML. Segundo a corporação, o local não será mais reaberto. Um outro imóvel vai passar por obras com recursos do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e servirá como o Instituto Médico Legal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)