(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terrenos íngrimes dificultam combate ao fogo em Minas


postado em 26/08/2014 06:00 / atualizado em 26/08/2014 07:48

No Rola-Moça, o terreno íngreme complica trabalho dos bombeiros(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )
No Rola-Moça, o terreno íngreme complica trabalho dos bombeiros (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )

Terrenos íngremes e, em alguns pontos, quase inacessíveis. Essas foram as dificuldades encontradas por bombeiros militares e brigadistas que combateram nessa segunda-feira incêndios nos parques estaduais da Serra do Rola-Moça, na Grande BH, e do Itacolomi, nos municípios de Ouro Preto e Mariana, Região Central do estado. No fim da tarde, pegou fogo em parte da vegetação da Apa Sul, na Serra da Moeda, em Brumadinho, também na região metropolitana, colocando em risco motoristas que trafegavam pela BR-040, na altura do km 580.

A situação mais crítica é na Serra do Rola-Moça, onde o combate foi suspenso às 18h, ainda com vários focos de incêndio. Uma linha fogo ameaçava seguir em direção à área dos Taboões, onde ficam importantes nascentes que servem ao abastecimento da região metropolitana de BH.

As chamas começaram na tarde de domingo, mas o combate teve início na manhã de ontem. O fogo atingiu vários trechos de mata, parte deles dentro do parque estadual da serra, em área na divisa dos municípios de Brumadinho e Ibirité. A mata também queimou às margens do parque, próximos a sítios no distrito de Casa Branca, em Brumadinho, e perto de um lixão em uma região denominada de Jangada, informaram bombeiros.

Alguns pontos do Rola-Moça não podiam ser acessados por terra e o combate foi feito com apoio de dois helicópteros e um avião Air Tractor. “Há áreas muito íngremes, com vento forte e vegetação que há muito tempo não queimava, o que a transforma em um poderoso combustível”, afirma o sargento Giovanni Geraldo de Carvalho, do Pelotão Rola-Moça do 2º Batalhão.

Um dos helicópteros era usado para levar até os focos os bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas e da organização não governamental Terra Brasilis. Foram mais de 100 combatentes, que usavam abafadores e chicotes para conter as chamas, incluindo pessoas da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os trabalhos serão retomados hoje, no começo da manhã.

Itacolomi

No Parque Estadual do Itacolomi, o incêndio começou no domingo e foi debelado por volta das 22h do mesmo dia. Porém, ontem pela manhã, bombeiros e brigadistas fizeram o rescaldo, quando houve um sobrevoo para verificar a área queimada e constatado que não havia mais focos. Cerca de 168 hectares de mata nativa foram destruídos, dos quais 66 hectares dentro do parque. Aproximadamente 40 brigadistas do parque e 25 bombeiros militares atuaram no combate, com apoio de um avião e um helicóptero.

Há suspeita de que o incêndio seja criminoso, devido ao fato de ele ter começado à beira da Rodovia dos Inconfidentes, em um trecho no Bairro Novo Horizonte, em Ouro Preto. “A área tem muitas samambaias, que ajudaram o fogo a se alastrar rapidamente”, afirmou o sargento Rodrigo Brandão, da Companhia de Ouro Preto. “Em alguns pontos, não dava para fazer o acesso por terra. Havia terrenos com muitos aclives, pedras com risco de rolar”, acrescentou.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)