(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio na Serra do Rola-Moça segue descontrolado e ameaça atingir mananciais

Os trabalhos de combate foram interrompidos por volta das 18h desta segunda-feira. A operação contou com 101 homens, entre brigadistas e bombeiros


postado em 25/08/2014 18:48 / atualizado em 25/08/2014 20:30

O fogo se alastrou por áreas de terrenos acidentado o que dificultou o combate(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
O fogo se alastrou por áreas de terrenos acidentado o que dificultou o combate (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

O incêndio que atinge a Serra do Rola-Moça entre Brumadinho e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue descontrolado. O combate do Corpo de Bombeiros e brigadistas, que estavam no local desde a manhã desta segunda-feira, terminou às 18h. Por causa do terreno acidentado, os homens não conseguiram extinguir as chamas. A preocupação é que ela chegue a uma área do parque onde estão vários mananciais, inclusive o reservatório da Copasa.

O combate ao fogo foi feito por 101 homens, entre brigadistas e bombeiros, desde a manhã desta segunda-feira. Eles contaram com a ajuda de dois helicópteros e um avião air-tractor. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram na Região do Barreiro e se espalharam para vários focos entre Brumadinho e Ibirité. A grande dificuldade encontrada é o terreno acidentado, os ventos fortes e a propagação do fogo por causa do tempo seco.

Os militares tentam impedir que as chamas entrem em uma área do parque onde há vários mananciais. “A linha de fogo está se deslocando para dentro do parque onde está o reservatório da Copasa e outros importantes mananciais. Vamos montar uma estratégia para tentar impedir a destruição nesta área”, explica o sargento Alberto Maria de Brito.

Os trabalhos para conter o fogo foram suspensos no fim da tarde desta segunda-feira por medidas de segurança. A previsão é que o combate volte a ser feito às 5h desta terça-feira.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros ajudou no combate às chamas(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Helicóptero do Corpo de Bombeiros ajudou no combate às chamas (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)


Outras ocorrências

Um incêndio atinge a vegetação às margens da BR-040, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, na noite desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a fumaça invadiu a rodovia no km 580 e atrapalha a visibilidade dos motoristas. A corporação pede que os condutores tenham atenção no trecho.

Militares de Ouro Preto voltaram no Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, que foi castigado por um incêndio no domingo. As chamas foram controladas durante a noite e hoje foi realizado o rescaldo. O Corpo de Bombeiros suspeita que o fogo foi criminoso. Durante todo o domingo, mais de 30 homens - entre bombeiros e brigadistas - fizeram o combate. Ao todo, 168 hectares de vegetação foram destruídos, sendo 66 dentro do parque.

Incêndios em alta

Dados da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), indicam que 932,51 hectares de vegetação já foram destruídas dentro das unidades de conservação do estado em 2014. As estatísticas mostram um aumento de 33,4% em relação a média histórica anual desde 2009.

Segundo a Semad, nos últimos oito meses foram registrados 3.488 focos de calor, que se traduzem em potenciais incêndios. Apenas em fevereiro e março deste ano os números são inferiores ao mesmo período de 2013. Mesmo assim, as detecções de calor em 2014 superam os dados computados no ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)