(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volta do feriado teve muito desrespeito à lei nas estradas mineiras

Na volta do feriado, PRF multa 71 motoristas por andar no acostamento na BR-381, em Sabará. Na MG-424, acidente mata uma pessoa e fere 4


postado em 18/08/2014 06:00 / atualizado em 18/08/2014 07:34

Guilherme Paranaiba e Carolina Cotta

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Muitos carros e muita imprudência. Na volta do feriado de assunção de Nossa Senhora, dezenas de motoristas foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por desrespeitar a lei e pôr outros condutores em risco. Na BR-381, em Sabará (Grande BH), único acesso à capital que ainda não está duplicado, a reportagem do Estado de Minas flagrou vários motoristas autuados por andar no acostamento. Até as 16h45, policiais já haviam multado 50 condutores na rodovia, entre Sabará e Santa Luzia. Depois, em 30 minutos, outros 21 motoristas foram flagrados.

Segundo a PRF, a fila de veículos no acesso à capital pela 381 chegou a 30 quilômetros de extensão, chegando ao município de Caeté. O agente Rafael Nunes explicou que a cena se repete em vários pontos da 381 em retornos de feriados e que, normalmente, os motoristas dão desculpas para tentar evitar as multas. Andar no acostamento é infração considerada gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 574,62. Já a ultrapassagem usando a área proibida é infração grave, punida com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. “A desculpa mais usada é de que as pessoas estão passando mal e precisam ir ao hospital, mas acabam perdendo mais tempo argumentando com a PRF do que se estivessem transitando da forma correta”, conta o agente.

Um dos condutores parados alegou problemas de saúde. “Minha filha está passando mal, por isso vim pelo acostamento para acelerar a viagem e levá-la ao hospital”, disse, sem se identificar. Em um dos casos, o condutor autuado dirigia um veículo de uma auto-escola no Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital. Policiais também multaram três motociclistas pela mesma infração, sendo que uma delas passou em alta velocidade pelo acostamento.

Morte na MG-424 No início da noite, um Palio Weekend e uma Kombi bateram de frente no km 23 da MG-424, em Pedro Leopoldo, na Grande BH. O motorista do Palio morreu. O filho do condutor ficou ferido. Os dois seguiam para Matozinhos. Na Kombi havia três pessoas da mesma família que voltavam de um sítio em Funilândia, na Região Central. O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, atendeu uma mulher que estava na Kombi e se feriu gravemente. Ela foi levada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, assim como os outros três feridos socorridos por ambulâncias.

Em 10 anos, 536 mil mortos no país

Acidentes de trânsito deixaram mais de 536 mil mortos no Brasil em dez anos, contabilizou uma pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A principal base de dados utilizada foi a da Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. As informações são da Agência Brasil. O levantamento começa no ano de 2003, com o registro de 34,7 mil mortes no trânsito, e constata um crescimento de quase 100% até 2007, ano em que é atingido o pico de 66,8 mil mortes. O número de vítimas cai até 50,7 mil de 2008 a 2010 e volta a subir nos anos seguintes, encerrando 2012 em 60,7 mil. Na conclusão, a pesquisa menciona que em 2013 houve novo recuo, para 54 mil.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)