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Estado de Minas GARGALOS NO NOVO TRÂNSITO

Tráfego melhora no 1º dia de mudanças na Pedro I, mas sinalização falha é alvo de reclamações

Houve motoristas que furaram bloqueios feitos pela BHTrans, que promete fazer ajustes


postado em 16/08/2014 00:12 / atualizado em 16/08/2014 07:48

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

O primeiro dia de funcionamento dos novos desvios de trânsito no entorno do Viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou em 3 de julho entre os bairros Planalto (Norte) e São João Batista (Venda Nova), foi marcado por problemas que confundiram os motoristas. Apesar da estratégia de usar um trecho mais extenso da Pedro I possibilitar maior fluidez ao tráfego, especialmente no sentido aeroporto, a sinalização falha foi um dos alvos de reclamações por parte de motoristas. Também houve casos em que condutores desrespeitaram bloqueios feitos pela BHTrans.


O caminho de quem vai aos bairros ou ao aeroporto ficou mais fácil. Se o motorista está na Pedro I, deve subir o Viaduto João Samaha e entrar à direita na Rua Doutor Álvaro Camargos. Em vez de segui-la até o final, dois quarteirões depois ele já deixa a via virando à direita na Rua Eugênio Volpini e depois na Rua Doutor Américo Gasparini, antes de voltar à Pedro I. O primeiro problema está nesse cruzamento. Um sinal de trânsito funciona no trecho, para garantir a travessia de pedestres, mas foi ignorado pela maioria dos motoristas no primeiro dia do novo caminho. Houve motoristas que circularam na contramão.

Um agente da BHTrans que trabalhou na manhã de ontem no trecho confirmou a dificuldade com o sinal e avaliou que é possível fazer alguma mudança. “Talvez funcionará melhor se deixarmos esse semáforo em flash e garantirmos a travessia de pedestres junto aos tapumes que isolam a área do viaduto, sem a necessidade de parar o tráfego”, disse o agente, que preferiu não se identificar. Outro problema desse trecho é a falta de uma delimitação mais clara que divida o fluxo principal, que vem da Américo Gasparini, e o local, que vem da Pedro I, por conta de alguns estabelecimentos comerciais, como um posto de gasolina. A sinalização ainda está deficiente na área.

Um terceiro problema foi a falta de orientação aos motoristas do Move, sistema de transporte rápido por ônibus (BRT). No local em que os ônibus voltam para a Pedro I, no sentido aeroporto, a entrada da busway não está bem sinalizada. A reportagem flagrou um motorista dos coletivos do Move Metropolitano sem saber o que fazer. Como não tinha informação, ele tentou acessar a busway em um trecho com uma barreira física, mas acabou convencido de que ali não era o melhor lugar, deu ré e seguiu no caminho certo. Ao final do desvio, muitos motoristas de carro reclamaram. “Está complicado andar por aqui. Não tem informação para quem vem do Vilarinho e da Rua Padre Pedro Pinto”, disse o condutor Márcio Gomes.

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)


Bloqueios

No sentido Centro, apesar de a BHTrans garantir circulação em um trecho maior da Pedro I, isso só é possível para quem vem da Rua Padre Pedro Pinto. Se o motorista estiver na Linha Verde e quiser pegar a Pedro I, não pode acessar a via de forma direta. A BHTrans instalou dois bloqueios no caminho e obrigou condutores a passar por Venda Nova, usando a Rua Bernardo Ferreira da Cruz. O problema é que muitos motoristas que já conhecem a dinâmica da região, inclusive de ônibus, furaram os bloqueios na Pedro I. Na tarde de ontem, o Estado de Minas flagrou vários deles passando entre os cones, vindo da Linha Verde ou mesmo tentando fazer um retorno a partir da Pedro I.

Entre motoristas de ônibus, muitos aprovaram os desvios, mas preferem esperar pelo grande teste na segunda-feira. “Para um feriado está bom, mas sabemos que não será assim de segunda a sexta-feira”, disse o motorista de uma linha do BRT. Outro, que tem costume de passar pela região, achou que as mudanças melhoraram a situação anterior. “Por que não fizeram o desvio assim desde o acidente?”, perguntou Carlos Alberto Fonseca, motorista de ônibus de uma linha convencional.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a BHTrans informou que o primeiro dia de funcionamento dos desvios foi um teste para acompanhar o desempenho do trânsito na região. Todas as mudanças que se mostrarem necessárias serão feitas, segundo a empresa. Sobre os veículos que não respeitaram os bloqueios na Pedro I entre a Linha Verde e a Padre Pedro Pinto, a BHTrans informou que providenciou o reforço nas barreiras e, se houver necessidade, vai pedir que policiais reforcem a fiscalização no local.


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