(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nascimento de gorila eleva Fundação Zoo-Botânica a centro de conservação da espécie

Depois de 21 anos de muitas tentativas, zoo de BH comemora nascimento do filhote de Lou Lou e Leon, o primeiro da América do Sul. E a outra fêmea deve dar à luz em setembro


postado em 06/08/2014 06:00 / atualizado em 06/08/2014 06:59

Macho Leon fica o tempo todo ao lado de Lou Lou, que mantém sempre no colo o filhote nascido no fim da madrugada de ontem(foto: SUZIANE FONSECA/FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BH)
Macho Leon fica o tempo todo ao lado de Lou Lou, que mantém sempre no colo o filhote nascido no fim da madrugada de ontem (foto: SUZIANE FONSECA/FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BH)

Um dia histórico para Belo Horizonte. Nasceu ontem o primeiro filhote de gorila no Brasil e na América do Sul. Resultado de um trabalho de duas décadas, o sonho de reprodução em cativeiro finalmente se tornou realidade. A Fundação Zoo-Botânica de BH (FZB) põe sua marca no mundo também ao se firmar como um centro de conservação da espécie. O sexo do mais novo morador do zoo ainda é desconhecido e, por isso, nomes ainda estão fora de cogitação. Mãe e filho passam bem e até presentearam visitantes ao aparecer para tomar sol, no fim da tarde, na companhia do macho Leon e da outra fêmea, Imbi. Ela também está grávida e o gorilinha é aguardado para meados de setembro.

Acredita-se que Lou Lou tenha dado à luz entre as 4h e as 5h. Isso porque, até as 3h30, as câmeras de vigilância instaladas no recinto dos animais registraram a presença do grupo. Durante um período, eles somem da tela e, depois das 5h, todos voltam ao recinto, e Lou Lou está com o filhote nos braços. O nascimento foi descoberto logo no início da manhã pelos primeiros técnicos que chegaram ao trabalho e se surpreenderam com as imagens que acompanham os primatas em tempo real.

Ainda não se sabe onde exatamente foi o parto, pois nenhum funcionário entrou na área de manobra. Um veterinário até tentou chegar mais perto, mas foi logo despachado pelo pai, que jogou feno no profissional. Certo é que Lou Lou se encarregou de tudo. São as próprias gorilas que pegam o filhote ao nascer e cortam com os dentes. O macho acompanhou a mãe por todo canto. Numa das imagens da câmera, foi possível ver Leon acariciando o filhote.

Lou Lou receberá reforço de cálcio na dieta – será decidido ainda se por meio de alimento ou pílula – por causa da amamentação. O mesmo ocorrerá com Imbi. Os filhotes de gorila, que nascem com cerca de 2 quilos, amamentam até 4 anos de idade, mas, a partir dos 6 meses, começa, a comer alimentos sólidos, como frutas, legumes e folhas.

Depois de 21 anos de muitas tentativas, zoo de BH comemora nascimento do filhote de Lou Lou e Leon, o primeiro da América do Su(foto: SUZIANE FONSECA/FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BH)
Depois de 21 anos de muitas tentativas, zoo de BH comemora nascimento do filhote de Lou Lou e Leon, o primeiro da América do Su (foto: SUZIANE FONSECA/FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BH)
Assim como a gestação, o desenvolvimento do gorilinha nos próximos dias será levado da forma mais natural possível. Não estão previstos exames e a expectativa é de que o sexo seja conhecido ao acaso. Tratadores e veterinários observarão o comportamento dos animais para saber se há necessidade de intervenção.

“Ele começará a ficar mais esperto e, numa virada de colo, por exemplo, poderemos ver se é macho ou fêmea”, afirma o diretor da fundação, Gladstone Araújo. Segundo ele, pela primeira vez está  sendo cogitada a possibilidade de quebrar a tradição de escolher nomes de origem africana. “Essa será uma decisão interna, mas estamos pensando num nome tipicamente brasileiro pela importância histórica desse nascimento. É o primeiro gorila mineiro, brasileiro.”

Para quem pensa em ir ao zoológico ver o ilustre morador, a FZB pede calma. Visitas, provavelmente, só daqui a dois meses. Isso porque será respeitado o período de “quarentena”, em que Lou Lou ficará na mais absoluta tranquilidade para ter segurança de sair com o filhote nas áreas abertas do recinto. Logo depois, será a vez de Imbi dar à luz e novo período de sossego deverá ser respeitado. Ontem, as laterais, o túnel e o mirante foram isolados. Os visitantes podem ver de longe, da praça e da calçada próxima à área dos gorilas. A fundação cogita restringir ainda mais o perímetro, para preservar o silêncio e não assustar os animais.

PRIMEIROS VISITANTES


Mas teve gente com sorte ontem. Eram quase 16h quando a família resolveu sair do recinto para tomar sol, depois de ficar recolhida o dia todo. Lou Lou desfilou com o filhote, acompanhada de Leon e Imbi. Durante alguns minutos, ficaram tranquilos. O suíço Gregório Walker, de 41 anos, está com os filhos Jeremy, de 13, e Greice, de 9, há cinco semanas em BH e, ontem, ao saber da novidade, todos foram ao zoo. Depois de passar algumas vezes pelo local, finalmente, conseguiram ver. “Já vimos gorilas, mas um bebê nunca. Não acreditei, tivemos muita sorte”, disse Jeremy. A menina Greice também se encantou: “Sempre quis ver um bebê gorila, estou muito feliz”.

A dona de casa Lindaura de Oliveira do Carmo, de 67, nem parou para tentar. Ela passeava com o genro Antônio Copertino, de 58, e com a neta Yasmin, de 7: “Eles devem ficar sossegados. Não vamos atrapalhar. Teremos muito tempo para ver”. A menina Diana de Guadalupe, de 8, moradora de Tarumirim, no Vale do Rio Doce, fazia a primeira visita ao zoo, com o pai, Fernando Faria, de 33, a mãe, Claudiana, de 31, e a irmã Melissa, de 11. Ela ficou na expectativa de ver o filhote.

Os gorilas sempre foram a atração principal do zoo. A estrela maior, Idi, que chegou em 1975, aos 2 anos de idade, vindo de uma instituição francesa, marcou época em BH. O sonho de uma reprodução em cativeiro data de 1993, quando começaram os esforços para trazer uma fêmea para Idi. A expectativa de que ele deixaria herdeiro se concretizou há três anos, com a chegada das gorilas Imbi e Kifta. Mas não foi possível e o morador mais ilustre do zoo morreu de velhice, aos 37 anos, com várias doenças crônicas, em 2012. Coube a Leon, que chegou ano passado, a tarefa de ajudar BH a fazer história.

 

HABITANTES DO ZOO

O macho Leon e as fêmeas Lou Lou e Imbi

 

LEON

Nascimento: 1998
Quando chegou: 2013
De onde veio: Espanha
Peso: 180kg
Medida: 141cm (em 31/10/2013)

IMBI

Nascimento: 2000
Quando chegou: 2011
De onde veio: Reino Unido
Peso: 75,3kg
Medida: 83cm (em 5/9/2011)

LOU LOU

Nascimento: 2004
Quando chegou: 2013
De onde veio: Reino Unido
Peso: 68,4kg
Medida: 95 cm (em 31/10/2013)

FONTE: Fundação Zoo-Botânica

 

LINHA DO TEMPO

Quatro décadas depois da chegada de Idi, BH consegue primeira reprodução em cativeiro

1975 - O gorila Idi chega ao zoológico de BH, com apenas 2 anos de idade

1993 - Início dos esforços para trazer uma fêmea para Idi

1997 - Técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB-BH) começam a participar de eventos no exterior a fim de avançar no empenho para conseguir uma fêmea

2003 - FZB-BH recebe carta de instituição norte-americana informando que havia 137 zoológicos na fila por fêmea

2007 - Retomada de negociações com instituições europeias, inclusive a Fundação Aspinall

2010 - FZB-BH é habilitada a receber gorilas de instituições filiadas à Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (Eaza, na sigla em inglês)

Abril de 2011 - Coordenação do Plano de Proteção de Gorilas da Eaza recomenda a transferência de duas gorilas fêmeas da Fundação Aspinall para BH

Agosto de 2011 - Imba e Kifta chegam a BH

Março de 2012
- Morre Idi, aos 37 anos

Março de 2013 - Morre Kifta

Outubro de 2013 - Lou Lou e Leon chegam ao zoo de BH

Fevereiro de 2014 - Testes confirmam gravidez de Lou Lou e de Imbi

5 de agosto de 2014
- Nasce o primeiro filhote de gorila da América do Sul

 

AS ESPÉCIES
Existem apenas duas no mundo, cada uma dividida em duas subespécies

GORILLA GORILLA
» Gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla)
Origem: Norte do Congo
População: cerca de 150 mil
Risco: ameaçada de extinção

» Gorila Cross River (Gorilla gorilla diehli)
Origem: Fronteira da Nigéria com Camarões
População: menos de 300
Risco: criticamente ameaçada de extinção

GORILLA BERINGEI

» Gorila da montanha (Gorilla beringei beringei)
Origem: Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, em Uganda, e Parque Nacional de Virunga, entre Uganda, Ruanda e Congo
População: cerca de 700
Risco: criticamente ameaçada de extinção

» Gorila da planície oriental (Gorilla beringei graueri)
Origem: Leste do Congo
População: menos de 8 mil
Risco: ameaçada de extinção

Fonte: Wildlife Conservation Society


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)