(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidade mineira produz queijo minas de 1,7 tonelada e busca recorde

Ipanema, no Vale do Rio Doce, vai apresentar o produto neste fim de semana. Queijo será servido aos cidadãos, acompanhado de um doce de leite de 450 quilos


postado em 01/08/2014 10:52 / atualizado em 01/08/2014 14:32

(foto: Prefeitura de Ipanema/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Ipanema/Divulgação)

A cidade de Ipanema, situada no Vale do Rio Doce, se prepara para quebrar mais um recorde. Utilizando mais de 15 mil litros de leite, foi produzido o maior queijo minas do mundo, pesando cerca de 1,7 tonelada. O produto será apresentado neste fim de semana, durante a 5ª Festa do Queijo em Ipanema. Em 2013, o município deteve o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1.600 kg.

O evento agita a cidade, que tem 18 mil habitantes. Além do queijo, um doce de leite gigante foi produzido. Os dois produtos passarão por desfile pelas ruas da cidade, pesagem e, em seguida, serão distribuídos. Além disso, a festa contará com diversas barraquinhas de comidas típicas à base de queijo, custos de culinária e ainda um curso de capacitação.

Processo produtivo

A produção do queijo começou no dia 19 de julho e ficou sob responsabilidade do Queijeiro da Capil. Foram utilizados 15.500 mil litros de leite, cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal em uma queijomate automatizada moderna. Após o preparo, o queijo seguiu para o processo de enformagem dentro de uma câmara fria, com temperatura entre 5ºC e 10ºC.

Já o doce de leite levou açúcar, glicose, redutor de acidez e 1.100 litros de leite. O processo de cozimento a vapor durou oito horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)