(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comunidade comemora melhoria da iluminação da Praça do Papa

Escuridão em um dos principais pontos turísticos de BH espalhava clima de insegurança entre moradores e frequentadores


postado em 30/07/2014 06:00 / atualizado em 30/07/2014 06:45

Melhoria na iluminação é antiga reivindicação de moradores do entorno do ponto turístico de BH(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Melhoria na iluminação é antiga reivindicação de moradores do entorno do ponto turístico de BH (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

Antiga reivindicação de moradores do Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul, a melhoria da iluminação na Praça Governador Israel Pinheiro, a Praça do Papa, já é realidade, comemorada pela comunidade e também por frequentadores do local. Há três dias foram concluídos os trabalhos de implantação do projeto, contratado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que colocou fim à escuridão no conjunto da praça, um dos principais pontos turísticos de BH.

Em dezembro do ano passado, o Estado de Minas mostrou que grupos de jovens usavam o espaço público para o consumo de drogas e bebidas, espalhando um clima de insegurança entre os moradores da região. À época, o vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras (Amobam), Sílvio André de Oliveira, já alertava para a falta de iluminação na área interna da praça, que contribuía para presença de arruaceiros.

Segundo Oliveira, no final do ano passado, a PBH se reuniu com dirigentes da Amobam para discutir ações que oferecem segurança à comunidade. Representantes da PM que participaram dos encontros reforçaram a necessidade de melhoria do sistema de iluminação. “Há seis anos moro no Mangabeiras e a melhoria da iluminação na praça era uma antiga reivindicação, que tornou-se mais intensa desde 2011, quando o local passou a ser invadido por grupos de arruaceiros”.

Ontem a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que “solicitou o projeto à Cemig e pagou pela elaboração e implantação do mesmo”. Mas não deu detalhes sobre o sistema implantado. A Cemig se limitou a dizer que lâmpadas de 200 watts foram trocadas por outras de maior intensidade, de 400 watts, além da instalação de postes metálicos com luminárias e refletores voltados para a área interna.

À noite, a reportagem do EM constatou que são cerca de 50 luminárias, com lâmpadas de vapor de sódio, mas pelo menos 14 delas estavam apagadas, com problemas. A base da praça, onde fica o parquinho, entre as ruas Professor Lair Remusat Renó e Juventino Dias, foi a que teve maior benefício com a nova iluminação. A parte superior, talvez não fosse as luzes com defeito, estaria melhor iluminada. Já no topo, onde está a obra abstrata do artista plástico Ricardo Carvão, o reforço da iluminação foi nas laterais, para não ofuscar a visão de quem vai ao local apreciar as luzes da cidade.

MAIS SEGURANÇA

“Ficou ótimo. Para nós moradores melhorou muito. Antes era só escuridão e via-se de tudo na área gramada, consumo de drogas e bebidas, sexo ao ar livre, brigas. O clima era de insegurança. Ainda pode melhorar, com a instalação de banheiros públicos, já que postes e muros das casas têm servido de mictório”, reclamou a professora M.V.N., de 62 anos, que mora há 12 anos no entorno da praça e pediu para não ser identificada. As amigas Ana Clara Machado, de 19, e Laura Miranda, de 20, frequentadoras da praça destacaram a maior segurança. “Antes vinha somente no começo da praça, pois não arriscava ficar na área escura. Com a iluminação, agora é possível vir à noite no parquinho”, disse Ana.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)