(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Informações sobre a qualidade do ar em BH poderão ser consultadas em agosto

De acordo com a prefeitura, o objetivo é reduzir o índice de poluição do ar em 20% até 2020. Informações poderão ser acessadas pela internet


postado em 24/07/2014 12:12 / atualizado em 24/07/2014 14:32

Foi apresentada na manhã desta quinta-feira, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), a primeira estação de monitoramento da qualidade de ar da Capital mineira. Como o Estado de Minas já havia adiantado, a Prefeitura de Belo Horizonte, vai divulgar diariamente índices sobre ar que os mineiros respiram. A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é de que as informações possam ser consultadas pela internet em agosto.

Desde janeiro deste ano, a SMMA já realiza a medição da qualidade do ar em duas estações de monitoramento instaladas pela prefeitura, o Centro Mineiro de Referência de Resíduos, na Região Leste, e o Instituto Nacional de Meteorologia, Região Centro-Sul. Conforme a secretaria, serão feitas análises de cinco índices sobre o ar, entre eles monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de meio ambiente, Délio malheiros, Belo Horizonte teve um resultado satisfatório no primeiro semestre de 2014. “Já nos primeiros dados obtidos, confirmamos que o ar que respiramos é de boa qualidade, sem riscos para a saúde da população. Nossa média é de 30 microgramas de partículas inaláveis por dia, enquanto a recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente é de 150 microgramas”, declarou.

O objetivo da PBH é reduzir o nível de poluição de Belo Horizonte em 20% até 2030. “Queremos conhecer a qualidade do ar, pois isto está diretamente relacionado com as doenças respiratórias. Se o ar é de boa qualidade, consequentemente as chances de doença diminuem”, disse Délio Malheiros.

A partir do próximo mês, os dados do monitoramento da qualidade do ar serão divulgados diariamente na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (www.pbh.gov.br/meioambiente).

Com informações de Guilherme Paranaíba


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)