(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ventos fortes complicam combate a incêndio na Serra da Canastra

O fogo chegou a ficar sob controle na tarde desta sexta-feira, mas os ventos fortes fizeram as chamas se alastrarem no início da noite


postado em 18/07/2014 20:22

O incêndio que castiga o Parque Nacional da Serra da Canastra, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, há três dias, segue sem controle. O fogo chegou a ficar sob controle na tarde desta sexta-feira, mas os ventos fortes fizeram as chamas se alastrarem no início da noite. De acordo com o gerente de fiscalização do parque, Lourenço Lemos da Silva, pelo menos três hectares de vegetação já foram queimadas.

Os trabalhos de combate continuaram até o início da tarde. Aproximadamente 40 homens, entre brigadistas, bombeiros, e voluntários, que contam com a ajuda de um helicóptero, tentam apagar as chamas há três dias. O gerente de fiscalização do parque afirma que o fogo se alastrou em direção a Região de Delfinópolis, depois de um aparente controle da situação, devido aos fortes ventos. Segundo ele, o parque com 200 mil hectares, é de vegetação rasteira, que está bastante seca, e montanhas, o que propicia chamas altas e dificuldade de acesso para o combate.

Neste sábado, o combate se inicia logo no início do dia. Conforme Silva, duas aeronaves Air Tractor vão reforçar a equipe.

O parque tem uma área de 200 mil hectares considerada de proteção ambiental integral. Em março deste ano, houve um incêndio na região, mas nada comparado fogo de setembro de 2012, quando 50 mil hectares foram queimados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)