(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura vai monitorar viadutos da Pedro I por 30 dias

O trabalho será acompanhado por engenheiros, arquitetos e topógrafos com supervisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). O trânsito não será fechado


postado em 15/07/2014 06:00 / atualizado em 15/07/2014 06:43

A liberação do trânsito de veículos na Avenida Pedro I continua indefinida(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
A liberação do trânsito de veículos na Avenida Pedro I continua indefinida (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)

A Prefeitura de Belo Horizonte começou nessa segunda-feira a vistoriar cinco viadutos ao longo da Avenida Pedro I depois da queda de uma das alças do Batalha dos Guararapes, entre os bairros Planalto (Norte) e São João Batista (Venda Nova). Quatro estruturas alvo da força-tarefa de vistoria já estão liberadas ao tráfego: são os viadutos João Samaha, Monte Castelo, e as alças A e B do complexo Oscar Niemeyer, que faz a junção dos dois lados da Avenida Portugal em volta da Estação Pampulha.

O Viaduto Montese, que também será vistoriado, chegou a ser interditado em fevereiro por causa de um deslocamento lateral de 27 centímetros. Aparentemente, ele já está pronto, porém, ainda não foi aberto ao trânsito de veículos.

As aferições serão feitas ao longo de 30 dias “para promover comparações que permitam verificar se ocorreu qualquer variação de posição desses viadutos após o acidente do Guararapes”, informou a prefeitura. As equipes de vistoria vão escolher uma mesma posição para cada viaduto e usarão um equipamento especializado em medições conhecido como estação total.

Segundo a prefeitura, “as medidas ficarão registradas eletronicamente para elaboração dos relatórios com um retrato da evolução de cada estrutura”. O trabalho é feito por técnicos e equipamentos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

O trabalho será acompanhado por engenheiros, arquitetos e topógrafos com supervisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Não será necessário o fechamento do trânsito.

Além disso, a prefeitura afirma que uma consultoria independente também fará o mesmo trabalho, que ainda será contratado posteriormente.
Durante toda a manhã de ontem, operários continuaram o trabalho de escoras metálicas na alça que ficou em pé do viaduto. Com o avanço do escoramento, as hastes metálicas apareceram no meio da Pedro I e não apenas nas duas pontas do viaduto.

Outro serviço que prossegue é o monitoramento topográfico da estrutura, que não apresentou nenhuma alteração, segundo a assessoria de imprensa da Comdec.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)