(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito diz que tragédia em Belo Horizonte foi erro de engenharia

Viaduto na Avenida Pedro I desabou matando duas pessoas e ferindo 22


postado em 04/07/2014 06:00 / atualizado em 04/07/2014 07:12

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, admitiu ontem que o desabamento, do viaduto Guarapapes, sobre a Avenida Pedro I, zona norte da capital, foi causado por um erro de engenharia e que isso tudo será apurado por meio de perícias técnicas e inquérito judicial, já que a queda causou duas mortes e deixou 22 pessoas feridas, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Evidentemente, no futuro, depois de tudo apurado ,vai se descobrir algum erro de engenharia – seja de projeto, seja de construção. Mas isso não é o mais importante no momento. O importante é darmos toda a assistência possível às famílias das vítimas”, disse o prefeito, que também é engenheiro e esteve nessa quinta-feira no local do acidente. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.


“Não sabemos se é falha de projeto ou de construção. O viaduto ainda estava em obra, ou seja, não aberto ao tráfego e não estava ainda entregue à prefeitura. Então, naturalmente, serão feitas todas as perícias e um inquérito judicial precisa ser aberto também porque houve vitimas. Essa análise será feita com todo o cuidado. Nesse momento, estamos tomando as providências para demolir o viaduto para que se reabra uma, duas ou todas as pistas o mais rápido possível, mas primeiro é preciso retirar o carro que ainda está sob o viaduto”. Ontem, até as 20h, dois caminhões e um carro continuavam debaixo dos escombros. “O momento é de lamentar perdas e naturalmente aprendermos, a cidade aprender, o país aprender com essa lição. Acidentes como esse infelizmente acontecem. Não gostaríamos… Até ontem estávamos comentando em uma reunião que nesses cinco anos de obras na cidade não tivemos nenhum acidente grave.”

Lacerda classificou a obra como de “alta complexidade” e disse que todo o projeto foi acompanhado pela prefeitura e executado por uma empresa renomada e de grande porte. A responsável pela obra é a Cowan. No início da tarde, logo após o acidente, a empresa divulgou uma nota de três linhas lamentando o acidente e dizendo que a prioridade do momento era o socorro às vítimas. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações.

CoWan No início da noite, a Cowan divulgou mais uma nota esclarecendo alguns dos questionamentos que foram feitos pela imprensa ao longo do dia. No texto, a empresa informou que tinha enviado ao local equipes para a remoção da estrutura que desabou e equipamentos para a iluminação e “outros suportes necessários para a realização dos trabalhos, que devem se estender pelos próximos dias”. A Cowan não informou qual o prazo para a retirada dos destroços do viaduto. Disse ainda que providenciou suporte para o outro viaduto, localizado próximo do que desabou, e uma equipe técnica para iniciar as investigações e definir as causas do acidente.

Em nota oficial, a prefeitura informou que um comitê composto por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Defesa Civil, da Cowan e da Consol, empresa responsável pelo projeto, foi convocado ontem, imediatamente, para fazer um levantamento das causas do acidente e elaborar um diagnóstico para definir as providências que serão tomadas. O comitê também irá acompanhar de perto o trabalho de perícia e elaboração de laudo técnico por parte das autoridades competentes.

Solidariedade

A presidente Dilma Rousseff (PT) se manifestou pelo Twitter, dizendo ter recebido com tristeza a notícia do desabamento do viaduto na Avenida Pedro I e colocou o governo federal à disposição da prefeitura e das autoridades de BH no que for necessário. “Neste momento de dor, presto minha solidariedade às famílias das vítimas”, afirmou. O senador Aécio Neves (PSDB) também falou da tristeza com o ocorrido e defendeu que as causas e responsabilidades do desabamento sejam apuradas. “Neste momento, no entanto, minhas palavras são de solidariedade aos feridos e às famílias daqueles que perderam a vida. Que Deus as conforte nesta hora tão difícil”, comentou. Também o governador Alberto Pinto Coelho manifestou “profunda tristeza” pela tragédia. “Apresento, em nome do povo mineiro, meu pesar, apoio e solidariedade às vítimas, seus familiares e amigos.”

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)