(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Torcedor que morreu ao passar mal no Mineirão comemorava aniversário

Jairo Rueda de Oliveira Guimarães, de 69 anos, faleceu depois de ser levado para um hospital de BH ao ter um mal-estar durante o jogo entre Brasil e Chile


postado em 30/06/2014 15:46 / atualizado em 30/06/2014 19:16

Jairo do Recreio, como era conhecido, ganhou os ingressos de presente do filho(foto: João Marcello Rangel Barreto / Divulgação )
Jairo do Recreio, como era conhecido, ganhou os ingressos de presente do filho (foto: João Marcello Rangel Barreto / Divulgação )

Uma pessoa apaixonada por futebol, carnaval e com uma alegria que contagiava a todos. É assim que a família define Jairo Rueda de Oliveira Guimarães, de 69 anos, torcedor que morreu ao passar mal durante a partida entre Brasil e Chile no Mineirão. Ele ganhou o ingresso de presente de aniversário do filho, que o acompanhou ao estádio no dia em que o aposentado comemorava mais um ano de vida.

O sonho de poder ver uma partida da seleção canarinho no estádio durante uma Copa do Mundo começou na última quarta-feira. Jairo do Recreio, como era conhecido, foi surpreendido pelo filho, Carlos Alexandre Guimarães, com ingressos para o jogo. Na sexta-feira, eles deixaram o Rio de Janeiro durante a noite e chegaram em Belo Horizonte na manhã seguinte, juntamente com o sobrinho de Jairo, João Marcello Rangel Barreto, 38 anos, que também levou a mulher.

O grupo descansou na casa de um amigo de João Marcello, no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital mineira. Depois do café da manhã, deixaram o imóvel em uma van às 10h e foram para o Mineirão. Segundo o sobrinho de Jairo, eles conseguiram se sentar nas cadeiras do estádio por volta das 12h, uma hora antes do jogo.

Tudo corria bem até o intervalo. Jairo e o filho Carlos Alexandre deixaram as arquibancadas e foram até o anel do estádio onde se localizam os bares. Jairo foi até o banheiro enquanto Alexandre fumava um cigarro. Quando o jovem voltou para as arquibancadas, notou que o pai não estava no local.

De acordo com João Marcello, por volta das 14h, um voluntário da Fifa foi até eles e perguntou se alguém estava acompanhando o idoso, que estava com os quatro ingressos do jogo. Foi neste momento que ficaram sabendo que ele havia procurado ajuda em um posto médico do Mineirão. “Nós três saímos e fomos até o posto médico. Fomos informados de que o Jairo deu entrada por conta própria se queixando de um mal-estar. Ele falou que era diabético e que não tinha tomado o medicamento diário de controle de glicose”, contou João Marcello.

Por causa de seu estado de saúde, Jairo foi levado para um outro posto médico localizado no subsolo do estádio. Lá, foi feito um eletrocardiograma que identificou uma alteração nos batimentos cardíacos. Por isso, ele foi transferido para o Hospital Life Center. Por volta de 17h, o aposentado sofreu uma parada cardiorrespiratória. O comunicado oficial da morte foi dado às 17h45.

O corpo de Jairo foi enterrado na tarde desse domingo no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

Depoimento do neto em homenagem ao avô(foto: Reprodução Facebook)
Depoimento do neto em homenagem ao avô (foto: Reprodução Facebook)
Emoção

Jairo era tido na família como uma pessoa extrovertida. Era apaixonado por futebol - não perdia uma partida do time do coração, o Botafogo -, e por carnaval. O idoso era fã da escola de samba Portela e se dedicava a escrever sambas enredos. “Ele vivia sempre de alto astral. Era responsável em colocar sempre a coisa para cima na família”, disse emocionado João Marcello.

Nesse domingo, um depoimento postado no Facebook por um dos seis netos de Jairo emocionou a família. Em seu perfil na rede social, Felipe Guimarães, de 9 anos, mostrou o seu sentimento com a perda do avô. “Ontem, eu achei que o falecimento de Jairo Do Recreio , meu avô, era tudo culpa da Copa. Não era. Ela fez o falecimento ser menos doloroso, tanto para ele quanto para nós. Doloroso mesmo seria vê-lo em uma cadeira de rodas, mal podendo falar, com dor em todo o corpo. A Copa o fez falecer, pelo menos, feliz, alegre. E ele vai, com certeza, espalhar toda esta felicidade no céu. E depois irá nos abençoar de lá”, disse.

A família, inclusive, pede que se alguma homenagem for feita para Jairo que seja em nome do neto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)