(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barra-bravas argentinos detidos no Mineirão terão que deixar o Brasil

Eles foram identificados durante a partida das seleções da Argentina e Irã em Belo Horizonte


postado em 22/06/2014 15:05 / atualizado em 22/06/2014 17:33

Agentes da Polícia Federal (PF), em cooperação com a polícia argentina, prenderam dois barra-bravas dentro do Mineirão na tarde de sábado. Os torcedores integram um grupo argentino violento, conhecido por brigas com rivais. Eles foram autuados e têm prazo de 72 horas para deixar o país.

As prisões aconteceram durante a partida entre Argentina e Irã. A Polícia Militar já havia comunicado na tarde de ontem, por meio de nota, a detenção de 19 argentinos identificados dentro do estádio. Conforme a polícai, eles já vinham sendo monitorados pela PF argentina e entraram irregularmente no país.

A Polícia Federal e as polícias dos países participantes do Mundial têm acordo de cooperação internacional para as operações durante a Copa do Mundo. Segundo a PF, o Centro de Cooperação Internacional da Polícia no Brasil conta com cerca de 200 profissionais de 31 países participantes do Mundial e de mais cinco nações convidadas, além da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e da Comunidade de Polícias da América (Ameripol).

Cada delegação dos países participantes atua, em média, com sete integrantes. Quatro acompanham o deslocamento de torcedores das próprias delegações e trabalham uniformizados nos estádios, onde as seleções se apresentam. A estratégia é porque eles já conhecem o comportamento de alguns integrantes das torcidas e, assim, podem auxiliar nas operações de pronta intervenção. Esses policiais não estão armados e atuam junto com as forças brasileiras de segurança pública.

Os demais integrantes das polícias estrangeiras trabalham no Centro de Cooperação, em Brasília. Eles compartilham o acesso a bancos de dados e acompanham os deslocamentos das seleções e dos torcedores nos estádios, por meio de câmeras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)