(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igrejas de BH terão decoração inédita para celebração de Corpus Christi

Escadaria da Paróquia de São José e entrada da Boa Viagem terão tapetes artesanais para a procissão do Santíssimo Sacramento


postado em 19/06/2014 06:00 / atualizado em 19/06/2014 07:13

Paróquia de São José, no Centro, está enfeitada com bandeiras dos países que participam da Copa(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 18/5/14 )
Paróquia de São José, no Centro, está enfeitada com bandeiras dos países que participam da Copa (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 18/5/14 )

Fé, beleza e decoração inédita em Belo Horizonte para celebrar o dia de Corpus Christi. As paróquias de São José e Boa Viagem, na Região Centro-Sul, terão tapetes artesanais no entorno para a procissão do Santíssimo Sacramento. Um ficará na escadaria do templo da Avenida Afonso Pena, que está preparado para receber os visitantes que chegam a Minas para a Copa do Mundo, com bandeiras dos 32 países e das cidades-sede dos jogos, enquanto, na Boa Viagem, começará na Rua Alagoas estendendo-se até a igreja. A partir das 9h, os artesãos e pessoas da comunidade estarão a postos para enfeitar os locais.

De acordo com a Arquidiocese de BH, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir a missa das 17h30 na Igreja de São José (Rua Tupis, 164, no Centro). Às 18h30 começa o cortejo, com apoio de um caminhão do Corpo de Bombeiros, até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, no Bairro Funcionários). Ao final, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. Corpus Christi é celebrado mundialmente hoje, em alusão à quinta-feira santa, quando se deu a instituição da eucaristia durante a última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Em Sabará, na Grande BH, as comemorações começam às 8h, quando haverá missa campal na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Praça Melo Viana, s/nº), no Centro Histórico. À frente, estará o bispo auxiliar João Justino de Medeiros Silva. Mantendo a tradição de mais de 200 anos, os católicos vão fazer o tapete de cerca de dois quilômetros de extensão, com serragem, sementes e flores, para passagem da procissão, que terá início às 9h. Dom João Justino celebrará ainda, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Rua José Agostinho, 214, em Nova Lima).

Os demais bispos auxiliares também vão participar das celebrações eucarísticas de hoje: dom Joaquim Mol estará, às 15h, na Paróquia São João Bosco, em BH (Bairro Califórnia., na Região Noroeste). Na sequência, os devotos vão acompanhar a procissão até a Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia. Às 9h, dom Luiz Gonzaga Fechio vai celebrar na Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração no Sest/Senat (Avenida Dorinato Lima, 450, no Bairro Inconfidentes, em Contagem, na Grande BH) e, às 17h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça da Matriz, 17, em Mário Campos).

NAS ALTURAS No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, mineiros e visitantes terão oportunidade de celebrar Corpus Christi num cenário de fé, beleza e integração com a natureza e história. Às 11h, haverá missa na Igreja Nova das Romarias, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento e bênção. Às 15h, haverá outra celebração litúrgica para o dia de Corpus Christi, que simboliza o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Em outras cidades do interior haverá celebrações. Em Ouro Preto, na Região Central, o cortejo sairá às 7h da Basílica do Pilar em direção à Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Bairro das Dores, sob a presidência do padre Marcelo Moreira Santiago.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)