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Estado de Minas

BRT/Move na Avenida Pedro II divide opiniões

Em 10 anos, o total de quarteirões com sistema de vagas pagas aumentou 79,3%, passando de 441 em 2003 para 791 em 2013


postado em 06/06/2014 06:00 / atualizado em 06/06/2014 06:50

A partir de amanhã, será proibido parar na Pedro II, e uma das faixas passa a ser exclusiva para ônibus(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
A partir de amanhã, será proibido parar na Pedro II, e uma das faixas passa a ser exclusiva para ônibus (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

Marcada para amanhã, a implantação do BRT/Move na Avenida Pedro II vai reforçar um processo já crescente em Belo Horizonte: a multiplicação das vagas de rotativo. O sistema de pagamento para estacionar em via pública passará a valer em vias transversais à avenida de 6 quilômetros que liga o Complexo da Lagoinha ao Anel Rodoviário, na Região Noroeste. Com isso, 517 vagas de rotativo serão criadas. De acordo com a BHTrans, a ampliação do sistema está sendo feita devido à proibição de paradas em toda a extensão da Pedro II para início da nova operação. No local, as faixas de estacionamento dos dois lados à direita da via serão usadas para a passagem dos ônibus.

No intervalo de 10 anos, o total de quarteirões com sistema de vagas pagas aumentou 79,3%, passando de 441 em 2003 para 791 em 2013. Com isso, o total de vagas físicas espalhadas pela cidade, que se tornaram pontos de rotativo, passou de 12.153 para 20.828 no mesmo período, um aumento de 71%.

A proibição de parada de veículos na Avenida Pedro II será de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e nos sábados, das 6h às 15h. No domingo, o estacionamento será liberado. Com a rotatividade, a expectativa da BHTrans é que seja possível criar até 2.585 oportunidades de estacionamento por dia. Antes das intervenções, a Avenida Pedro II possuía 450 vagas, segundo a empresa. Com a mudança, ela passa a ter uma das faixas dedicada ao tráfego do transporte coletivo. Novos abrigos de ônibus também foram criados para integrar o BRT. Pelo menos cinco deles foram colocados no encontro de ruas com outras vias, o que resultou no fechamento dessas transversais.

Enquanto a estação de integração São José, prevista para ser construída no final da Pedro II, não sai do papel, a BHTrans vai improvisar com pontos de integração. Serão em oito locais da Avenida Tancredo Neves, que passageiros oriundos das regiões Noroeste e Pampulha poderão embarcar nos ônibus do BRT para acessar a Pedro II e chegar ao Centro.

CLIENTES

A decisão de implantar o rotativo nas ruas próximas à avenida, no entanto, divide opiniões. Sócio-proprietário da PA Texturas e Grafiatos, na Avenida Pedro II, o empresário Alan Barradas acredita que o estacionamento pago resultará em queda nas vendas. “Acho péssima a proibição da parada de carros. Acredito que pessoas que frequentam o comércio na avenida vão desanimar de comprar aqui diante da falta de vagas na Pedro II e do pagamento do rotativo”, afirma o empresário que vai diminuir a área de depósito no fundo da loja para ampliar o espaço de estacionamento para clientes. “Vou mandar fazer uma placa o quanto antes para informar que temos vagas próprias, já que isso será um diferencial daqui para frente”, ressalta Alan.

Por outro lado, há quem avalie como positiva a cobrança. “No dia a dia, os clientes já encontram dificuldade para estacionar porque a rua fica cheia de carros de pessoas que trabalham na Pedro II. Cobrar pela parada nas ruas transversais vai garantir que eles tenham mais espaço para parar”, afirma o empresário Libério Rosado de Oliveira, de 64, dono da loja Tecnominas.




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