(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais terá radar que identifica veículos roubados em tempo real

Os testes dos equipamentos começam nas próximas semanas e, até agosto, todo o sistema estará funcionando de forma definitiva


postado em 23/05/2014 09:25

Minas Gerais passará a contar com uma tecnologia capaz de identificar automóveis furtados e roubados de forma imediata. O Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres funciona por meio de radares, que leem a placa, o modelo e a cor dos carros em movimento, cruzando essas informações com a base de dados do Departamento de Trânsito (Detran). Assim, será possível localizar em tempo real automóveis que estejam circulando de forma irregular, mesmo aqueles que já tenham sido adulterados ou clonados.

Inicialmente, fiscalização simultânea vai acontecer em 30 pontos de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, onde os trabalhos serão concentrados. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) receberá um radar fixo, quatro móveis e 25 smartphones capazes de realizar esse rastreamento de veículos roubados. Os testes dos equipamentos começam nas próximas semanas e, até agosto, todo o sistema estará funcionando de forma definitiva. A tecnologia foi adquirida por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Seds, a Polícia Militar, Polícia Civil e a Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, explica que os radares estarão em locais estratégicos, próximos ou juntos às forças de segurança. Dessa forma, o suspeito será abordado assim que o sistema indicar a irregularidade, por meio do cruzamento de dados.

Os novos equipamentos possuem uma tecnologia de inteligência artificial, sendo capazes de simular a mente humana, pois interpretam a realidade com um desempenho de 95% de índice de leitura e 100% de análise de imagem. Os radares irão monitorar vias consideradas estratégicas e, além de identificarem automóveis furtados ou roubados, auxiliarão no rastreamento de atividades ilegais e de irregularidades em veículos e cargas. O sistema também é capaz de definir padrões de deslocamento, definindo as rotas utilizadas por criminosos, principalmente aquelas relacionadas ao tráfico de armas, munições e drogas.

Os celulares funcionarão em circuito fechado, facilitando a comunicação entre os agentes de segurança e a central da Seds. O sistema desenvolvido permitirá controle em tempo real dos smartphones em posse dos policias. Assim, será possível, para aqueles que tiverem acesso à tecnologia, abrir um mapa com a localização de todos os aparelhos e a produtividade de cada radar.

Capacitação

Cerca de mil policiais civis e militares passarão por um treinamento em Belo Horizonte antes da implementação do Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres. A capacitação será oferecida pela Fenaseg. Com dois dias de duração, ela acontecerá em ambientes reais, em blitze especificamente designadas para esse fim, com aparelhos conectados ao banco de dados.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)