(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ponte danificada com explosão na MG-262 segue interditada por tempo indeterminado

Uma estrutura provisória, que deve ficar pronta em três dias, foi construída. Ela vai permitir a passagem de veículos leves e caminhões. Carretas e treminhões terão que pegar um desvio


postado em 22/05/2014 17:49 / atualizado em 22/05/2014 18:03

Ponte foi danificada depois que um caminhão-tanque explodiu ao cair da estrutura(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Ponte foi danificada depois que um caminhão-tanque explodiu ao cair da estrutura (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Os transtornos vividos por moradores e motoristas que precisam passar pela ponte sobre o Rio Gualaxo na MG-262, entre as cidades de Mariana, na Região Central, e Ponte Nova, na Zona da Mata, vão continuar pelo menos até o próximo fim de semana. O elevado foi interditado em 9 de maio depois que um caminhão-tanque explodiu ao passar pelo local. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) fizeram uma vistoria na estrutura e constataram um deslocamento de 3,5 centímetros e uma trinca no pilar central. Ainda não há previsão para a liberação. Uma estrutura provisória, que deve ficar pronta em três dias, foi construída. Ela vai permitir a passagem de veículos leves e caminhões. Carretas e treminhões terão que pegar um desvio.

Técnicos do DER/MG fizeram uma série de estudos de engenharia para determinar as obras necessárias para liberar a ponte. Segundo o órgão, um projeto de recuperação já está terminado. Falta apenas os levantamentos quantitativos para a obra ser executada. Os serviços devem ser executados sem licitação, devido a urgência.

Ainda não se sabe as causas do acidente. Bombeiros de Ouro Preto, que atenderam a ocorrência, acreditam que o mais provável é que o condutor tenha perdido o controle do veículo que, desgovernado, bateu na ponte a caiu no rio. De acordo com os militares, a cabeceira direita da estrutura, no sentido Ponte Nova, estava danificada e preta por causa da fumaça. Outro indício é que, no entorno, cerca de 500 metros de vegetação estavam queimados.

A cabine ficou parcialmente submersa, o que dificultou o resgate do motorista. O corpo de Renato Rodrigues de Souza, de 27 anos, foi retirado anteontem. O combustível derramado na água alimentou as chamas e impediu os bombeiros de mergulhar para fazer o resgate. O tanque do caminhão ainda tem combustível. Ainda não há previsão de quando a carga será retirada nem de quando o veículo será removido do leito do rio. A empresa dona do caminhão informou aos militares que acionaria o seguro para providenciar o transbordo.

Estrutura se deslocou em 3,5 centímetros(foto: DER-MG/Divulgação)
Estrutura se deslocou em 3,5 centímetros (foto: DER-MG/Divulgação)
Desvios

Os veículos de carga que deixarem a capital mineira devem pegar a BR-381 até João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 68 quilômetros na viagem.

Caso a viagem esteja sendo feita por Ouro Preto, em Mariana optar por segui-la pela MG-129 em direção a Catas Altas, Santa Bárbara, até Barão de Cocais, onde deverá continuar pela MG-436 até o entroncamento com a BR-381. Neste ponto direcionar para João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 130 quilômetros na viagem.

Para quem vem do Rio de Janeiro pela BR-040, entrar em Conselheiro Lafaeite na BR-482, passar por Itaverava, Catas Altas da Noruega, Piranga, Porto Firme, Viçosa, onde deverá seguir pela BR-120 até Ponte Nova. Aumento de 175 quilômetros na viagem.

O motorista do veículo morreu e foi encontrado no dia depois do acidente(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
O motorista do veículo morreu e foi encontrado no dia depois do acidente (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)