(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dom Luciano Mendes, ex-arcebispo de Mariana, está no caminho da beatificação

Vaticano autoriza abertura do processo de reconhecimento para que ex-arcebispo de Mariana se torne beato. Tribunal eclesiástico será instalado em missa em 27 de agosto


postado em 16/05/2014 06:00 / atualizado em 16/05/2014 07:41

Gustavo Werneck

(foto: Arquidiocese de Mariana/Divulgação)
(foto: Arquidiocese de Mariana/Divulgação)
Mariana, primeira vila, cidade e diocese de Minas, começa a percorrer o longo caminho para ser reconhecido como beato, o homem que trabalhou pelos pobres, na defesa dos direitos humanos e exerceu funções de destaque em instituições nacionais e internacionais. A Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), carioca que viveu 18 anos na cidade e agora se torna Servo de Deus, informou, ontem, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. “Estamos em júbilo com esta grande notícia”, disse, ontem, dom Geraldo, explicando que os católicos já podem se dirigir a dom Luciano,  pedindo as graças de Deus.

Para dar início ao processo de beatificação do ex-arcebispo de Mariana, que antecede o de canonização, ou se tornar santo, a arquidiocese instalará o tribunal eclesiástico durante missa solene que será celebrada em 27 de agosto, na Catedral da Sé, lembrando a data em que ele morreu, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. No tribunal, poderão ser ouvidos os depoimentos de pessoas que obtiveram milagres pela intercessão de dom Luciano, que está enterrado na cripta, e recolhidos documentos, além de outras providências. Por enquanto, não foi decidido o nome do postulador ou advogado da causa.

O comunicado da Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, chegou a Mariana na terça-feira, quando se completaram 170 anos do nascimento de Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875), o Servo de Deus dom Viçoso –também enterrado na cripta da Catedral da Sé e em processo de beatificação – a quem dom Luciano rezara, pedindo a intercessão, para o restabelecimento depois de grave acidente de carro. A causa da beatificação tem apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em assembleia, neste mês, em Aparecida (SP), mais de 300 bispos aprovaram, por unanimidade, moção nesse sentido, tendo em vista a vida santa do ex-arcebispo de Mariana.

Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro e era filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida. Jovem, ingressou na Companhia de Jesu, e estudou filosofia em Nova Friburgo (RJ). Em Roma, estudou teologia, doutorado em filosofia. Ordenou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (1976). Entre as inúmeras funções, se destacam o trabalho na CNBB, como secretário-geral (1979/1987), e a presidência  (1988/1995), além de membro da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz (1992 a 2006).

 

CANDIDATOS A SANTO

BEATO PADRE EUSTÁQUIO
Holandês que se dedicou ao sacerdócio em Poá (SP) e em Minas Gerais. Morreu em 1943, aos 53 anos, vítima de tifo exantemático, causado pela picada de um carrapato. Beatificado em cerimônia no Mineirão, em 15 de junho de 2006, ainda não há milagre comprovado para que se torne santo.

BEM-AVENTURADA OU BEATA NHÁ CHICA
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em 1810, no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, em São João del-Rei e se mudou para Baependi. Morreu em em 14 de junho de 1895. Contam que seu corpo exalava cheiro de rosas. Foi beatificada em maio o ano passado

CANDIDATOS A BEATO


DOM LUCIANO
A abertura do processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana por 18 anos, foi anunciada em agosto de 2011. Morreu em 27 de agosto de 2006. Ficou conhecido pela defesa dos direitos humanos, mas um milagre atribuído a ele ainda está sob investigação

PADRE LIBÉRIO
Libério Rodrigues Moreira (1884-1980) nasceu em Lagoa Santa, mas passou a maior parte da vida em Leandro Ferreira, na Região Centro-Oeste, onde há registros de graças alcançadas. O processo de beatificação foi iniciado em 2000.

PADRE VICTOR
A expectativa é de que Padre Victor se torne o primeiro santo. Natural de Campanha, no Sul de Minas, dedicou sua vida ao sacerdócio e atuou como pastor em Três Pontas. O processo está adiantado, faltando um milagre para ser analisado. Francisco de Paula Victor era filho de escrava e de pai desconhecido.

IRMÃ BENIGNA
Em janeiro, foi encerrada a fase diocesana do processo da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus, a Irmã Benigna. Ela nasceu em 16 de agosto de 1907, em Diamantina. Tornou-se religiosa aos 28 anos. Trabalhou em hospitais, creches, asilos e colégios no interior mineiro. Morreu em 16 de outubro de 1981.

MONSENHOR ALDERIGI
Alderigi Maria Torriani nasceu em Jacutinga, no Sul de Minas. Morou na Itália durante a infância e quando padre assumiu a Paróquia de Santa Rita de Caldas, também no Sul do estado. O processo de beatificação começou em fevereiro de 2001

MADRE MARIA IMACULADA
Maria Giselda Vilela, Mãezinha, nasceu em Maria da Fé, no Sul de Minas. Aos13 anos, teve um tumor na virilha. Morreu em janeiro de 1988. O processo de beatificação começou em 2006

DOM VIÇOSO
O Servo de Deus Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) ingressou no noviciado da Congregação da Missão, em Lisboa, em 1811. Veio de Portugal para fundar missões na então província de Mato Grosso e acabou por se tornar diretor do colégio do Caraça, em Minas. Em 1985, foi aberto o processo de beatificação e canonização.

MONSENHOR HORTA
Monsenhor José Silvério Horta nasceu em Mariana em 20/6/1859 e morreu em 30/3/1933. Servo de Deus, seu processo se encontra na fase diocesana de estudos há pelo menos quatro anos.

ISABEL CRISTINA
A serva de Deus nasceu em Barbacena, em 1962. No início de 1982, foi para Juiz de Fora prestar vestibular para medicina. Em 1º de setembro daquele ano, uma pessoa tentou violentá-la. A jovem lutou para se defender
e levou um golpe com uma cadeira na cabeça. Foi amordaçada, atada com uma corda e uma cinta, mas resistiu e morreu virgem. Levou 15 facadas. O processo de beatificação começou em 2001.

FLORIPES DORNELAS DE JESUS (LOLA)
Leiga, nascida em 1913, em Mercês, na Zona da Mata. Morreu em 9/4/1999. O processo de virtude, aberto entre 2004 e 2005, se encontra na fase diocesana.

NOSSA MÃE
Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, cujo nome de batismo era Maria Luíza, era natural de Borda da Mata, no Sul de Minas, e, em Três Ponas, fundou o Carmelo São José, onde viveu enclausurada de 1962 a 2005. O início do processo de beatificação da religiosa foi anunciado em agosto e 2011.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)