(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preso empresário que se passava por advogado e aplicava golpes em clientes

Wesley dos Anjos, 55 anos, tinha um escritório há 10 anos. Ele tem 1.920 clientes cadastrados e a polícia já abriu 59 inquéritos abertos para apuração de crimes de estelionato


postado em 09/05/2014 12:26 / atualizado em 09/05/2014 16:16

Carteira profissional usada pelo falso advogado(foto: TV Alterosa/Reprodução)
Carteira profissional usada pelo falso advogado (foto: TV Alterosa/Reprodução)
A Polícia Civil prendeu um empresário que se passava por advogado na cidade de Santa Luzia, na Grande BH. Wesley dos Anjos, 55 anos, foi detido em cumprimento de mandado de prisão preventiva por estelionato e falsidade ideológica. A polícia já tem 59 inquéritos abertos contra o falso advogado.

De acordo com a polícia, Wesley atua há 10 anos com um escritório de prestação de serviços administrativos e despachante. Desde sempre, aplicou golpes em clientes, mas nos últimos quatro anos as denúncias começaram a surgir na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), que pediu apoio da polícia e do Ministério público para investigar.

Ele contava com apoio de dois advogados verdadeiros e estagiários no escritório. A polícia agora vai apurar se essas pessoas estavam envolvidas nos crimes. O principal golpe aplicado por Wesley era da falsa ação de juros abusivos em financiamento de veículo.

Wesley captava clientes dizendo que entraria na Justiça para contestar juros abusivos e pedia que as pessoas passassem a depositar na conta dele o valor das prestações de carro. O falso advogado enganava o cliente dizendo que já havia impetrado ação e que o dinheiro estava sendo depositado em juízo, no entanto, embolsava os valores. Um dos clientes chegou a depositar 40 prestações do veículo na conta de Wesley. Outro cliente, um empresário, teve prejuízo de R$ 20 mil pagando por ações trabalhistas comandadas pelo falso advogado.

De acordo com a polícia, Wesley tem 1.920 clientes cadastrados(foto: TV Alterosa/Reprodução)
De acordo com a polícia, Wesley tem 1.920 clientes cadastrados (foto: TV Alterosa/Reprodução)
Investigação

A polícia começou monitorar Weley este ano. Em fevereiro, ele fechou o escritório em Santa Luzia, porque estava recebendo muitas reclamações de clientes desconfiados. Assim, abriu outra unidade em Contagem, onde chegou a enganar um morador de Esmeraldas. A polícia conseguiu na Justiça um mandado de prisão para Wesley, que foi preso no escritório novo.

O presidente da OAB, em Santa Luzia, Franciso Massara Gabrich, disse que mais de 20 pessoas procuraram a ordem para denunciar os golpes do falso advogado. Ele alertou para cuidados ao contratar o serviço, sendo que o ideal segundo Gabrich, é verificar o cadastro do profissional na OAB.

De acordo com a polícia, Wesley tem 1.920 clientes cadastrados. A corporação pede que as pessoas enganadas denunciem o crime para abertura de mais inquéritos. Hoje, Wesley foi a apresentado à imprensa e à caminho da delegacia passou mal com pressão alta. Tudo indica que teve um princípio de infarto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)