(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulheres são as principais consumidoras de anabolizantes em Montes Claros

Polícia desmonta esquema de venda de produtos proibidos, com participação de donos de academias


postado em 29/04/2014 06:00 / atualizado em 29/04/2014 07:16

(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press.)
(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press.)
As mulheres são as principais consumidoras de anabolizantes em Montes Claros, no Norte de Minas. Durante investigação, que culminou na operação Legal Fitness e desmontou esquema de venda ilegal dos suplementos na cidade, na sexta-feira, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) identificou que o público feminino era o principal comprador dos produtos. A força-tarefa foi montada pelo MP, Polícia Civil e Receita Estadual.

Segundo a promotora Raquel Batista Rocha, houve monitoramento das vendas por escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Ela disse que ficou surpresa ao ver que a maioria dos clientes eram mulheres. Os produtos são usados para fortalecimento dos músculos, mas podem levar à morte.

Em Montes Claros, eram vendidos pela internet, telefone e até por serviços de mensagens instantâneas como o Whatsapp. Quatro pessoas foram presas, entre elas um dono de academia.

A suspeita é de que outras academias estejam envolvidas e elas estão sendo investigadas. “Há uma apuração em andamento, no sentido de que os donos promoviam a venda de suplementos alimentares e anabolizantes dentro das academias, oferecendo os produtos aos alunos.

A investigação caminha e vai produzir provas nesse sentido”, afirmou o delegado Bruno Rezende, um dos responsáveis pela apuração.

Um policial civil teve prisão preventiva decretada e está foragido. Ele é suspeito de ter vazado as informações sobre a operação. A Corregedoria da Polícia Civil também vai investigar o envolvimento dele no esquema. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em 15 locais como academias e lojas de suplementos em Belo Horizonte, Montes Claros e Januária. Em três deles foram encontrados produtos proibidos. A suspeita é que integrantes do grupo tenham limpado os lugares antes da chegada da polícia.

Os materiais apreendidos apresentam instrução em língua estrangeira no rótulo, o que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Boa parte deles tinha a inscrição da procedência do Paraguai, sendo comprados pela internet.

Denúncias

As investigações foram iniciadas em maio de 2013, depois que o MP recebeu denúncias sobre contrabando de anabolizantes na cidade envolvendo academias. Foram presos Josimar Fernandes Rodrigues, o Jô (dono de uma loja de suplementos); Marcos David de Oliveira, o “Marquinhos Jiu-Jistu” (dono de uma academia), Diomendes Pereira Benevides Júnior, o Júnior da Nutriesporte; e Felipe Alberto Cardoso Costa. Com eles, a polícia apreendeu uma grande quantidade dos anabolizantes Durateston, Oxadrolona e Melatonin, além de 70 cápsulas de testosterona e 23 pastilhas de cafeína.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)