(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de ataques a caixas eletrônicos em Minas cai 14% no 1º trimestre

Neste ano foram registradas 108 ocorrências contra 126 nos primeiros três meses de 2013


postado em 22/04/2014 14:51 / atualizado em 22/04/2014 15:21

Os ataques contra caixas eletrônicos diminuíram 14% em Minas Gerais nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no primeiro trimestre de 2014 foram registrados 108 casos contra 126 em 2013. Mesmo com a queda nos registros, moradores de municípios mineiros continuam sendo vítimas da violência das quadrilhas. Em uma dos piores ataques registrados neste ano, dez assaltantes e um professor foram mortos depois de um cerco policial em Itamonte.

Em Belo Horizonte e região metropolitana, no entanto, houve retração considerável nos números relacionados a esse tipo de crime.  De janeiro a março deste ano foram registrados nove casos na Grande BH contra 26 no mesmo período de 2013. Na capital foram apenas dois, uma queda de 65% em relação aos dez casos contabilizados no primeiro trimestre de 2013. A Seds também destaca melhoria de indicadores de violência em Barbacena e Curvelo, na Região Central, Pouso Alegre e Poços de Caldas, no Sul do estado, e Ipatinga, no Vale do Aço.

A Seds entende que a redução está ligada ao trabalho preventivo das polícias Civil e Militar, além do Exércio e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Temos conseguido realizar diversas operações integradas, que têm demonstrado resultados muito positivos na apreensão de armas, explosivos e drogas e, também, no cumprimento de mandados de prisão”, afirmou o secretario de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

Alguns casos

A tentativa de ataque a banco que mais causou terror aos moradores foi em Itamonte em 22 de fevereiro. Pelo menos 15 homens em sete carros chegaram fortemente armados à cidade, prontos para realizar assaltos nos bancos locais. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos também pretendiam dominar o batalhão da Polícia Militar na cidade. O grupo chegou a explodir um caixa eletrônico na praça da cidade antes de ser surpreendido pelos policiais. No confronto, 10 assaltantes e um professor da cidade acabaram mortos.

Em 14 de março, mais uma cidade mineira foi alvo de criminosos. Desta vez o ataque foi em Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba. O grupo explodiu dois caixas eletrônicos durante a madrugada e levou uma quantia em dinheiro. Um cerco foi montado e oito pessoas acabaram presas. Com elas foram encontrados explosivos e três armas de fogo, sendo uma de grosso calibre. Centenas de policiais militares e civis contaram com a ajuda de um helicóptero na operação para prender os criminosos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)