(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missa tradicional no Norte de Minas reúne milhares de fiéis


postado em 19/04/2014 06:00 / atualizado em 19/04/2014 07:51

Homens levaram cruzes, e mulheres, imagem de Nossa Senhora das Dores, em praça de Montes Claros (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Homens levaram cruzes, e mulheres, imagem de Nossa Senhora das Dores, em praça de Montes Claros (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Em Montes Claros, no Norte de Minas, a Procissão do encontro contou com a presença de milhares de pessoas. É a principal celebração da semana santa na cidade. Mantendo a tradição, as mulheres saíram da Matriz de Nossa Senhora e São José, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, enquanto os homens partiram da Catedral de Nossa Senhora Aparecida, levando a imagem do Senhor dos Passos. O encontro aconteceu na Praça Flamaryon Wanderley, no Bairro São José, onde teve pregação do arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura.


Neste ano, os homens que saíram da catedral também carregaram cruzes de madeira. Após a procissão, o padre Waldomiro Machado, o frei Waldo, pároco da Catedral, permitiu que os participantes da celebração pudessem levar as cruzes para suas casas. “Cada um deve levar a cruz para a sua casa e guardá-la em um local onde sempre possa rezar e lembrar de Jesus”, afirmou frei Waldo.


O lavrador aposentado José Cardoso de Freitas, de 84 anos, deu uma grande demonstração de fé durante a procissão. Ele foi um dos homens que carregou o andor de Nosso Senhor dos Passos debaixo do sol forte. “Faço isso desde quando era menino”, disse o aposentado, que tem seis filhos e 18 netos.

José Cardoso contou que há um mês esteve internado por causa de um problema de coração e uma pneumonia. “Fiz um pedido a Jesus para que eu pudesse participar da procissão de novo. Foi um pouco difícil, mas estou aqui de novo”, relatou o devoto. Ele disse que há décadas, anualmente, viaja para visitar o Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) e outras cidades religosas como Aparecida (SP) e Trindade (GO). “Antes, eu levava meus filhos. Agora, são eles que me levam”, acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)