(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiéis se reúnem no Mineirinho e arcebispo de BH pede respeito à dignidade humana

Dom Walmor Oliveira de Azevedo comentou o assassinato do menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, cujo corpo foi encontrado segunda-feira em um matagal, dentro de um saco plástico, em Santa Maria (RS)


postado em 18/04/2014 06:00 / atualizado em 18/04/2014 07:37

Dom Walmor falou sobre eleições e Copa do Mundo:
Dom Walmor falou sobre eleições e Copa do Mundo: "O ano de 2014 deve ser considerado por todos nós um ano muito especial" (foto: Jair Amaral/EM/D.A/Press)

Renovar a fé. Esse é o compromisso de milhares de fiéis que participaram ontem da Missa da Unidade, no Ginásio Mineirinho, na Pampulha. Na celebração, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, pediu respeito à dignidade humana e também falou da Copa do Mundo e das eleições que se aproximam. “O ano de 2014 deve ser considerado por todos nós, do ponto de vista da cidadania e também da fé, um ano muito especial. Acontece aqui a Copa do Mundo e nós estamos, como igreja, também nos preparando para acompanhar o desdobramento de tudo que acontecer, cuidando para que a dignidade humana seja respeitada”, disse o chefe da Cúria.


Para dom Walmor, as eleições são uma grande oportunidade para que tenhamos uma consciência clara e uma luz de valores que fazer as escolhas melhores. Isso, segundo ele, mesmo em um contexto de política desacreditada e da falta de boas lideranças. “Nós precisamos trabalhar muito porque temos a grande responsabilidade de construir uma sociedade justa e fraterna”, concluiu o arcebispo.


Dom Walmor comentou a sua recente nomeação como membro da Congregação das Igrejas Orientais, pelo papa Francisco. “A Igreja vive perseguições e dificuldades, sobretudo no Oriente”, disse. A todos, ele fez um convite para não perder nessa semana santa a oportunidade de um grande retiro espiritual e alargar seus corações. “É um momento de renovação e unidade. Significa fidelidade”, disse.


O arcebispo comentou o assassinato do menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, cujo corpo foi encontrado segunda-feira em um matagal, dentro de um saco plástico, em Santa Maria (RS). O pai, a madrasta e uma amiga do casal estão presos como suspeitos do crime. “Eu sempre considero a semana santa uma oportunidade de tudo que celebramos para que toda a comunidade, cada homem, cada mulher, faça uma experiência de espiritualidade. Sem a experiência de Deus e de espiritualidade, nós continuaremos a ver esses absurdos e o crescimento da violência”, comentou.


BÊNÇÃO DOS ÓLEOS
Um dos momentos marcantes da celebração foi a bênção dos óleos e quando 260 padres ordenados renovaram suas promessas sacerdotais. Mais de 300 crianças do ensino fundamental e médio do Colégio Santa Maria, que é da arquidiocese e tem 110 anos, acompanharam atentas as palavras do arcebispo. “Sempre acompanhei a missa pela televisão. Pessoalmente, ela é mais bonita. Me sinto abençoada”, disse Maria Paula Lamonier, de 11 anos.


A dona de casa Eva Venâncio de Souza, de 73, saiu do Bairro Jardim das Alterosas, em Betim, Grande BH, para renovar a fé em Deus, segundo ela. “Estou de volta depois de quatro anos vivendo na Bahia. É muito importante para mim. Estou acompanhando a paixão de nosso senhor Jesus Cristo e saio daqui com a fé renovada”, disse a dona de casa.


Dorica Rodrigues, de 80, é de Santa Luzia, Grande BH, e foi com o mesmo propósito. “Vim renovar a minha fé e pedir saúde para toda a minha família”, comentou. O estudante Caio Delgado, de 23, considera a data importante e conta que foi ao Mineirinho especialmente para conhecer dom Walmor. “Já conheço a oratória de dom Walmor. É um homem muito eloquente. Acho que a posição que ele atingiu na Igreja Católica já mostra o que ele é”, disse o jovem. “Saio daqui me sentindo um pouco mais próximo de Deus para continuar na luta do dia a dia e resistir a todas as tentações do mundo e aos impulsos da vida fora da igreja”, disse o jovem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)