(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plano diretor de arborização urbana é discutido em seminário em BH

Municípios mineiros caminham a passos lentos; elaboração de inventários que permitirão saber a situação das plantas nas cidades é primeiro passo em direção à elaboração do plano


postado em 15/04/2014 06:00 / atualizado em 15/04/2014 07:38

Conflito de árvores com a rede elétrica é problema frequente(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Conflito de árvores com a rede elétrica é problema frequente (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A vegetação de uma cidade também passa por planejamento e manutenção. E, para isso, uma das ferramentas legais é o plano diretor de arborização urbana, um documento com força de lei, por meio do qual a administração municipal estabelece as diretrizes da implantação e conservação das árvores. Os municípios mineiros caminham a passos lentos nessa direção e, até agora, o mais próximo disso é a elaboração de inventários que permitirão saber a situação das plantas – exemplo sendo seguido por Belo Horizonte e Timóteo, no Vale do Aço. Ontem, a importância do plano foi discutida durante seminário na capital.

A ideia é sensibilizar os gestores sobre a importância do documento, por meio do qual são estabelecidos diversos parâmetros, como a definição de áreas a serem arborizadas, locais onde as árvores não podem ser plantadas, quais espécies devem ter prioridade e até mesmo técnicas adequadas de poda e manutenção. O engenheiro agrônomo Pedro Mendes, da Cemig, destaca que o plano diretor é um documento elaborado no âmbito da cidade e que o inventário é o ponto de partida. Nele, devem constar informações como quais e quantas são e onde estão as árvores, quais se adaptam melhor ao ambiente da cidade ou quais espaços devem ser priorizados.

Embora a legislação brasileira não determine a elaboração do plano diretor, a Cemig tem orientado as prefeituras a fazê-lo. “Árvore é investimento e plantá-la custa dinheiro. O plano pode auxiliar a destinar melhor esses recursos”, afirma Pedro Mendes. “Nossos administradores cada vez mais reconhecem a importância e a necessidade de se arborizar a cidade. É um ponto importante, na medida em que percebem que precisam prestar serviço à comunidade e que a chance de sucesso do plantio aumenta. Essa iniciativa deve fazer parte da agenda”, ressalta.

O inventário de BH já catalogou 184,3 mil árvores, de um total estimado de 465 mil. Depois de vários anos sendo anunciado, o trabalho finalmente começou em 2011, com promessa de conclusão em um ano. Passados dois anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não fala mais em prazos. Os técnicos já analisaram exemplares das regiões Leste, Oeste e Noroeste e estão agora na Centro-Sul. Eles verificam as condições do tronco, copa, altura, espécie, entre outros dados. Segundo os resultados obtidos, 58,7% das árvores estão em passeios, 32% se encontram nos afastamentos frontais de lotes e o restante (9,3%), em praças e canteiros centrais. As espécies mais comuns detectadas até agora são murta, sibipiruna, quaresmeira, licuri, ipê rosado, leucena, ficus benjamin, bauhínia, resedá e castanheira.

DISCUSSÃO
O seminário de arborização, iniciativa da Cemig em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), termina hoje. O objetivo é tratar de boas práticas de arboricultura, com o intuito de aprimorar o trabalho de profissionais envolvidos com planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização. São discutidos temas como arborização no contexto das cidades, empreendimentos imobiliários e arborização, licenciamento ambiental, habilitação dos profissionais para o trato da arboricultura, entre outros temas relacionados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)