(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começam hoje as obras para implantação do BRT na Avenida Bernardo Monteiro

A previsão é que o BRT Metropolitano entre em operação parcial no próximo dia 26, mesmo sem a conclusão dos terminai


postado em 14/04/2014 06:00 / atualizado em 14/04/2014 08:38

No Move, hoje será o primeiro dia útil de operação das linhas alimentadoras 815 e 734 na Cristiano Machado(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
No Move, hoje será o primeiro dia útil de operação das linhas alimentadoras 815 e 734 na Cristiano Machado (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Começam hoje as obras de implantação do terminal do BRT Metropolitano na Avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre a Avenida Francisco Sales e Avenida dos Andradas, na Região Hospitalar. Por causa das obras, o trânsito será parcialmente interditado no local. Faixas de orientação para motoristas e pedestres serão afixadas na região. O terminal entrará em operação em maio. Os ônibus do sistema vão parar ao longo da Avenida dos Andradas e da Rua Ceará. A conclusão dos trabalhos está prevista para 2015.

A previsão é que o BRT Metropolitano entre em operação parcial no próximo dia 26, mesmo sem a conclusão dos terminais. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), a entrada em operação do sistema, em conexão com o BRT/Move de BH, será feita apenas na antiga Estação São Gabriel. Serão 31 linhas alimentadoras que sairão de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. O BRT Metropolitano tem como objetivo agilizar o transporte de passageiros de 14 dos 34 municípios da Grande BH até o Centro da capital mineira.

De acordo com o cronograma da Setop-MG, em maio os terminais Vilarinho e Morro Alto, em Vespasiano, entram em operação. O terminal do Vilarinho irá receber linhas provenientes de Confins, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Já o terminal Morro Alto será utilizado por linhas vindas de Confins, Capim Branco, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Jaboticatubas e Vespasiano.

MOVE BH Com relação ao BRT/Move, sistema que está sendo implantado em Belo Horizonte pela BHTrans, hoje será um dia decisivo para testar as linhas alimentadoras que entraram em operação no sábado, a linha 734, que liga o Bairro Aarão Reis via Minaslândia à Estação São Gabriel, a linha 815, Conjunto Paulo VI/Estação São Gabriel, e a linha 9850, Estação São Gabriel/Estação José Cândido.

No sábado, mesmo sendo um dia de pouco movimento em comparação com a segunda-feira, os passageiros tiveram dificuldades por causa da falta de informações e também sofreram com atrasos no embarque na Estação São Gabriel. No caso do Aarão Reis, com medo de perder o horário de trabalho, muita gente optou por usar a linha antiga de ônibus que ainda opera no bairro. Com isso, os veículos do novo sistema de transporte coletivo da capital circularam com poucos passageiros.

A previsão da administração municipal, segundo informou o prefeito Marcio Lacerda (PSB), é incorporar novas linhas ao sistema a cada semana, para que tudo esteja pronto no fim de maio, data prevista para a conclusão da implantação do BRT/Move.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)