(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo de teatro sacro leva encenação do domingo de ramos ao Bairro Dom Cabral

Centenas de fiéis participaram da cerimônia que marca a abertura da programação da semana santa


postado em 14/04/2014 06:00 / atualizado em 14/04/2014 07:28

Entrada de Cristo em Jerusalém foi encenada por atores em praça da Região Noroeste da capital(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Entrada de Cristo em Jerusalém foi encenada por atores em praça da Região Noroeste da capital (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


O verde, cor da esperança, deu o tom, ontem, às cerimônias de abertura da semana santa, que terá ampla programação (veja o quadro) nos próximos dias – procissões, encenação da Paixão de Cristo e tradições centenárias sempre emocionantes para moradores da capital e interior e encantamento dos demais brasileiros em visita às cidades coloniais de Minas. Numa recriação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a comunidade católica do Bairro Dom Cabral, na Região Noroeste de Belo Horizonte, celebrou o domingo de ramos com a bênção de folhas de palmeira, galhos de manjericão e de outras plantas seguido do cortejo sob presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e presença do titular da Paróquia Bom Pastor, padre Joel Maria dos Santos, e do vigário paroquial padre Renato Alves de Oliveira.

Centenas de católicos acompanharam as celebrações iniciadas às 9h na Praça da Comunidade, em frente à Igreja Bom Pastor, cujo ponto alto foi a apresentação do grupo Centro Artístico Cultural São João Batista (Cenarc), do Bairro Salgado Filho, há mais de três décadas dedicado a mostrar a Paixão de Cristo, sempre numa localidade diferente, conforme explicou o responsável pelo figurino, Antônio Diniz. “O objetivo é evangelizar por meio da arte. A história de Jesus é bonita e atual, há o texto bíblico, mas também uma leitura política”, disse Antônio. A encenação começou com Jesus e os apóstolos entrando na praça ao lado do burrinho chamado Sereno, que antes pastava tranquilamente no gramado do espaço público, onde o capim cresce a olhos vistos.

“É preciso que as autoridades cuidem também das praças da periferia e não apenas da Savassi, na Região Centro-Sul. Olhe o estado deste lugar”, lamentou dom Mol. Reitor da PUC Minas e recém-nomeado pelo papa Francisco integrante do Pontifício Conselho para a Cultura, o bispo auxiliar lembrou que a semana santa deve ser um período “para se criar adesão a Jesus Cristo e entender o significado da sua morte”. A mensagem está na fraternidade na busca da solidariedade. “Jesus é contemporâneo, um pai amoroso, mas é bom lembrar que nada cai do céu, é preciso lutar.”

Dom Joaquim Mol condenou a violência no Brasil:
Dom Joaquim Mol condenou a violência no Brasil: "Isso é brutal, não é cristão" (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Sobre os próximos meses, que terão a Copa do Mundo, possibilidade de manifestação nas ruas e eleições, dom Mol explicou que nada deve ocorrer em nome da violência ou do poder. “O povo pode se manifestar por melhores condições de saúde, educação de qualidade e de transporte, mas sem vandalismo.” Dom Mol se mostrou estarrecido com os dados do Relatório Global sobre Homicídios 2013 divulgados pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, segundo o qual foram registrados 437 mil homicídios em 2012 em todo o mundo. “Isso é brutal, não é cristão. No domingo, celebraremos a páscoa e é preciso saber que a última palavra não é a morte ou a maldade, mas a vida”, ressaltou.

EMOÇÃO Logo depois da bênção  de ramos, formou-se a procissão que percorreu parte da Avenida Santa Matilde e atravessou a Cícero Idelfonso (Delta) em direção à Rua Teixeira Leite, onde foi celebrada missa campal sob uma mangueira. Segurando o ramo bento, a aposentada Débora Vasconcelos fez uma comparação: “A chegada de Jesus a Jerusalém mostra que ele entra também, a todo momento, em nossas vidas e corações”.

Com o filho Pedro Santos no colo, de 5 anos, que fará aniversário na sexta-feira da Paixão, o engenheiro civil Mauro Santos, morador do bairro, disse que participou das celebrações para pedir saúde para toda a família. “É muito emocionante estar aqui”, afirmou. Para o encarregado de manutenção Reginaldo Landes, que está há 20 anos no grupo Cenarc e há 12 encarnando a figura de Jesus, a encenação é comovente. “O que nos dá força é ver a expressão no rosto das pessoas. Algumas chegam às lágrimas.”

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA


HOJE
Caeté

5h – Caminhada saindo da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso em direção à Igreja de Nossa Senhora das Graças – celebração eucarística e bênção do perfume
19h –Ofício do anoitecer e sermão das Dores, na matriz

Ouro Preto

7h – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com o Ofício das Laudes cantado
19h – Missa na basílica, com meditação sobre a participação de Nossa Senhora na história da salvação e sua solidariedade às dores e esperanças da humanidade. Em seguida, procissão da Soledade da Virgem Dolorosa para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Sabará

19h30 – Missa no Santuário Santo Antônio, em Roça Grande, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo

Santa Luzia

19h – Missa do depósito de Nosso Senhor, do Santuário de Santa Luzia em direção à Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Belo Horizonte

19h –Procissões do depósito de Nossa Senhora e Senhor dos Passos, ambas saindo da Igreja do Bom Pastor, no Bairro Dom Cabral, mas com direções diferentes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)