(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BRT na Avenida Pedro II não vai amenizar trânsito caótico da via, diz especialista

Engenheiro especialista em transporte avalia que o Move só vai beneficiar quem usa ônibus, e o tráfego intenso na Pedro II não vai mudar


postado em 12/04/2014 06:00 / atualizado em 12/04/2014 07:19

Avenida Pedro II ainda está em obras e vai receber ônibus tipo padron(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Avenida Pedro II ainda está em obras e vai receber ônibus tipo padron (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A implantação do sistema BRT/Move na Avenida Dom Pedro II não deverá melhorar o tráfego caótico da região, que é conhecida pelas lojas de equipamentos e peças automotivas. A previsão é do engenheiro civil especialista em transporte e trânsito, Silvestre de Andrade Puty Filho. “O Move não vai melhorar o trânsito, porque é uma solução de mobilidade. Vai privilegiar o deslocamento de quem utiliza ônibus, porque esse transporte terá maior prioridade sobre os demais veículos, sendo que vai rodar numa pista só sua”, afirma.

O especialista também não acha possível que as obras na via consigam ser concluídas até o mês de maio, como havia sido anunciado inicialmente pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “É um prazo muito curto para isso. As obras ainda estão no começo, em fase de implantação, mas mesmo assim as intervenções são mais complexas do que se pavimentar um trecho ou somente demarcar uma faixa”, disse.

Ainda de acordo com Filho, o reforço no pavimento é necessário mesmo que não circulem pela Dom Pedro II os grandes ônibus articulados. “Os ônibus tipo padron que vão rodar por lá são mais pesados. Precisam de circular em áreas mais reforçadas para que não haja necessidade de trocar o asfalto nos pontos de maior desgaste provocados pelo acionamento dos freios dos ônibus antes de curvas e perto dos semáforos e pontos”, afirma.

De acordo com a BHTrans o projeto prevê o fechamento das ruas Pandiá Calógeras, Narciso Coelho, Moema, Ramos de Azevedo, Francisco Bicalho, Jandaia, Manhumirim, Lima Duarte, Uberlândia e São Salvador, que deixam de cruzar a Pedro II.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Anderson Rocha, disse que a PBH e os donos de empresas da região ainda conversam para adaptar o projeto às atividades comerciais. Dois pontos ainda são entraves. Um com respeito à necessidade de carga e descarga e outro quanto à invasão da faixa exclusiva para estacionamento particular e conversões à direita. “A PBH até nos propôs uma carga e descarga noturna, mas a maioria dos micro e pequenos empresários não pode arcar com isso. Ainda acreditamos numa solução negociada”, disse.

POSSO AJUDAR? Uma equipe formada por 300 pessoas do “Posso Ajudar?” da BHTrans estará a postos, hoje, em turnos, para orientar os passageiros que embarcarem no corredor Cristiano Machado, que passa a integrar três linhas circulares já existentes à Estação São Gabriel e transformação de duas semiexpressas em linhas alimentadoras. A fim de informar melhor a população sobre o novo sistema, a empresa promoveu encontros com moradores das regiões, além de reuniões com as comissões regionais de transporte e trânsito. Folhetos explicativos serão distribuídos nos ônibus, havendo ainda reforço na sinalização das plataformas na Estação São Gabriel. Com a novidade, mais 23 mil pessoas serão beneficiadas.

Nesta etapa de implantação, as linhas 503 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis), 504 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis) e 702 (Xodó – Marise/Estação Minas Shopping) passarão a ter ponto de embarque e desembarque dentro da Estação São Gabriel. Assim, a linha 503 passa a se chamar Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa e a 504 Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida. A linha 5508 (Aarão Reis via Minaslândia) será transformada na alimentadora 734 (Estação São Gabriel/Aarão Reis Via Minaslândia), e a 5523A (Conjunto Paulo VI) na alimentadora 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI).

Segundo Andrade, o Move é uma solução de mobilidade, não de tráfego, e avalia que Pedro II continuará sofrendo com o caos todos os dias(foto: Jair amaral/EM/D.A Press)
Segundo Andrade, o Move é uma solução de mobilidade, não de tráfego, e avalia que Pedro II continuará sofrendo com o caos todos os dias (foto: Jair amaral/EM/D.A Press)

FROTA
Todas as linhas irão operar com tarifa de linha alimentadora. Para atender ao aumento do número de usuários, em função da integração de mais linhas ao sistema Move, a frota das linhas 83D, 83P e 82 será ampliada em cerca de 55%, totalizando 34 veículos articulados. Haverá também a ampliação do quadro de horários com a inclusão de novas viagens.

Haverá ainda a criação de uma nova linha troncal: a 9850, ligando a Estação São Gabriel à Estação José Cândido. Com isso, os usuários terão, na Estação São Gabriel, novos acessos a diferentes bairros das regiões Norte, Nordeste e Pampulha, ao Centro de forma direta, à Região Hospitalar e à Savassi. Tudo isso, com a possibilidade de economia no pagamento de tarifas, conforme o trajeto que forem realizar. Na linha troncal 9850, serão usados veículos do tipo padron, que contam com portas à direita e à esquerda (para embarque em nível nas estações da Cristiano Machado), ar-condicionado, porta-bicicletas, suspensão a ar e maior capacidade que os veículos convencionais.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)