(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sindicato ameaça cortar viagens de ônibus em BH caso reajuste das tarifas continue suspenso

Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) diz que sistema pode sofrer corte 10% já na próxima semana. Implantação de nova fase do BRT também é ameaçada


postado em 10/04/2014 00:11 / atualizado em 10/04/2014 00:29

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ameaça cortar viagens do sistema de transporte coletivo da capital, inviabilizar a implantação da segunda fase do BRT e não honrar o reajuste salarial dos rodoviários, caso o aumento de passagens dos ônibus continue suspenso. O sistema pode ter 10% de suas viagens reduzidas a partir da próxima semana, segundo informou nessa quarta-feira o presidente da entidade patronal, Joel Jorge Paschoalin.

O anúncio de corte foi feito logo depois de Paschoalin comandar a reunião do setor para avaliar os impactos da suspensão da nova tarifa. Ainda de acordo com o sindicalista, a implantação da nova etapa do Move, sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês),  no corredor da Avenida Cristiano Machado, prevista para começar no sábado, pode não ocorrer.

“Nossa área técnica está fazendo os levantamentos, dentro da margem do contrato, para minimizar os impactos da falta de caixa. Com isso, cerca de 2 mil viagens que são realizadas nos horários entre picos, podem ser suspensas, de forma a conseguir uma redução do quadro de pessoal e das despesas. Já o Move,  mesmo com os veículos que já estão nas garagens, não faz sentido colocá-los em circulação, já que representa um custo maior de operação. Chegamos ao limite e não temos como operar sem recursos”, disse o dirigente.

Joel Paschoalin argumenta que a suspensão do reajuste das tarifas trouxe reflexos no mercado financeiro, o que afetou o setor empresarial. “Desde a assinatura dos contratos, em 2008, os aumentos das passagens têm sido abaixo da inflação. Esperávamos o reajuste em dezembro, mas tivemos que aguardar a auditoria, que demonstrou o nosso prejuízo operacional. O reajuste, agora suspenso, trouxe reflexo no mercado financeiro e o setor ficou sem crédito para continuar a vida  até um futuro próximo, para reverter a situação.”

O presidente do Setra-BH  fala em uma redução de 1,5 mil do quadro de funcionários caso haja suspensão das viagens.  Segundo ele, o sindicato vai encaminhar ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) pedido de adiamento da convenção trabalhista assinada no mês passado. “Acordamos um ganho real dos trabalhadores acima do INPC, com reajuste superior a 12% e redução de jornada. Mas vamos pedir o adiamento do acordo trabalhista, pois não temos como honrar esse compromisso”,  afirmou Joel Paschoalin.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)