(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vândalo destrói imagem de Nossa Senhora de Lourdes e revolta moradores de Santa Luzia

Homem invade gruta ao lado do Santuário de Santa Luzia e esmigalha peça sacra. Não foi o primeiro ataque à paróquia, que teve as paredes pichadas ano passado


postado em 08/04/2014 06:00 / atualizado em 08/04/2014 06:44

Vizinha do santuário, a professara Ana Carolina ficou revoltada com o ato de vandalismo(foto: MARCOS AURÉLIO FONSECA/Divulgação)
Vizinha do santuário, a professara Ana Carolina ficou revoltada com o ato de vandalismo (foto: MARCOS AURÉLIO FONSECA/Divulgação)
A poucos dias da Semana Santa, um ato de vandalismo revoltou os moradores de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na noite de sábado, por volta das 23h, um homem moreno, sem camisa e usando boné para cobrir o rosto destruiu a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ficava na gruta ao lado da casa paroquial e em frente ao Santuário de Santa Luzia, em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e município. “Ele esmigalhou a peça. Vamos ter que comprar outra, pois não há condições de restauro”, informou, ontem, o titular da paróquia, padre Danil Marcelo dos Santos. Não foi feito boletim de ocorrência policial.

 O padre explicou que a câmera de vigilância localizada na área externa da Matriz de Santa Luzia gravou a cena: o homem pulou a grade que protege a gruta, caiu, se levantou e acendeu a luz interna no interruptor. Nesse momento, um carro subia a Rua José Brígido da Silva, ao lado da igreja, e ele apagou de imediato a luz. Em seguida, quebrou a imagem. Vizinha desde criança da igreja, a professora Ana Carolina Salomão ficou horrorizada: “Não se pode fazer isso com o patrimônio. A pessoa que agiu assim não tem nenhuma fé”, afirmou. “Meu Deus, isso é um absurdo!”, comentou, sem acreditar no que via, a moradora Sandra Lima. Logo depois da missa das 19h, no domingo, quando o padre comunicou aos fiéis, Sandra e outros católicos foram até a gruta, onde ainda estavam pedaços da cabeça no chão. Sobre o pedestal, apenas cacos.

Esta é a segunda vez, em seis meses, que o patrimônio da Paróquia de Santa Luzia é alvo de depredação. Na madrugada de 18 de outubro, mesmo com as obras de restauração da fachada em andamento, inclusive com andaimes, a matriz, construída no século 18, foi pichada. A parede, branca, foi pintada de preto e a porta principal, vermelha, pichada de branco, com símbolos e a frase “Deus me perdoe”. A câmera de segurança registrou “um homem jovem, forte, magro e alto, com o cabelo espetado”, mas ele não foi identificado. Restou ao pároco Danil mandar fazer os reparos.

Acervo

O historiador e responsável pelo inventário do santuário, Marco Aurélio Fonseca, informou ontem que a peça de gesso, de 1 metro de altura, estava integrada ao patrimônio da paróquia desde a década de 1960, quando foi adquirida pelo padre João Habian, já falecido. “Ele fez uma gruta dentro da igreja, com seixos do Rio das Velhas, para homenagear Nossa Senhora de Lourdes, de quem era devoto. Em 1987, durante a grande obra de restauro da igreja, a gruta foi removida e a peça ficou na sacristia.”

Há oito anos, padre Danil fez uma gruta nova e pôs lá a imagem, que atrai os olhares de quem passa na rua. “É um ponto de parada que se tornou tradicional. As pessoas põem flores, pegam na fita cor-de-rosa e rezam, mesmo ficando a grade fechada o tempo todo”, afirma Marco Aurélio. A imagem de Santa Bernadete, que ficava ao lado de Nossa Senhora de Lourdes, foi quebrada duas vezes e está sendo restaurada.

ENQUANTO ISSO...
...SETENÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participa hoje, às 19h30, no Santuário de Santa Luzia, do Setenário de Nossa Senhora das Dores. As cerimônias com orações e cânticos em latim para lembrar as sete dores de Maria começaram na noite de domingo e são uma tradição centenária na Paróquia de Santa Luzia, que completará 270 anos em dezembro, com muitas comemorações.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)