(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Universidade do Sistema Prisional dará oportunidade para detentos estudarem nas prisões

Como as aulas são feitas pela internet, não há limites de vagas. Assim, todos os presos aptos que desejam estudar poderão garantir um diploma


postado em 21/03/2014 16:10

Detentos e servidores terão a oportunidade de fazer cursos de níveis técnico e superior a distância. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) lançou nesta sexta-feira a Universidade Coorporativa do Sistema Prisional, uma plataforma virtual que vai facilitar o ensino. Como as aulas são feitas pela internet, não há limites de vagas. Assim, todos os detentos aptos que desejam estudar poderão garantir um diploma.

“Esse meio moderno de capacitação já é utilizado nas melhores universidades do país, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e foi customizado segundo as demandas do sistema prisional”, ressaltou o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli. Entre os cursos ofertados estão Administração, Ciências Econômicas e Turismo. Os de treinamento interno para os servidores das unidades prisionais já tiveram início. As aulas de gerenciamento de produção, por exemplo, já contam com 140 inscrições.

De acordo com a Seds, a busca pela ressocialização e pela humanização no cumprimento da pena já resulta em 6,5 mil presos estudando, sendo que mais de cem deles cursam o nível superior. No final do ano passado, cerca de cinco mil detentos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como forma de incentivo ao trabalho ou estudo, eles têm remição da pena. A cada 24h de atividades laborais ou 12 horas na sala de aula, um dia é diminuído da sentença a ser cumprida. Atualmente, 13 mil presos trabalham nas prisões mineiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)