(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em Itamonte, feriado é de reforço na PM e sem festa de carnaval

A população ainda está assustada depois que criminosos invadiram o município para estourar caixas eletrônicos. Barrados por forte aparato policial, nove acusados e um inocente foram mortos


postado em 04/03/2014 07:00 / atualizado em 04/03/2014 07:15

O período de carnaval transcorre em clima de alerta e de reforço no policiamento em Itamonte, no Sul de Minas, onde a festa foi adiada pela prefeitura por causa da tragédia que chocou a cidade no último dia 22. A população ainda está assustada depois que criminosos invadiram o município para estourar caixas eletrônicos. Barrados por um forte aparato policial, nove acusados foram mortos, assim como um inocente. Seis pessoas foram presas. O esforço agora é para retomar a vida normal, mas ainda assim moradores estão atentos à movimentação de pessoas estranhas ou de carros desconhecidos no município de 13 mil habitantes.

De acordo com o comandante do 8º Pelotão da Polícia Militar (PM) de Itamonte, sargento Adriano Fernandes Carli, a população está abalada. “Todos entendem que este não é um momento de festa”, disse. Para prevenir qualquer tipo de retaliação, o município recebeu reforço de viaturas e policiais do 57º Batalhão da PM de São Lourenço e da 17ª Região da PM, em Pouso Alegre. “A rotina está sendo retomada aos poucos. A comunidade já está um pouco mais tranquila, mas ainda recebemos muitas ligações de pessoas informando sobre carros desconhecidos que chegam à cidade e sobre pessoas suspeitas. Tudo está sendo verificado”, garantiu.

Ainda segundo o sargento, as ações de prevenção continuam, apesar de não haver suspeita de foragidos na região. “O trabalho agora é para retomar a tranquilidade pública, que foi quebrada, e acalmar a comunidade”, afirmou o policial.

A decisão de adiar o carnaval partiu da administração municipal, com recomendação do Ministério Público. Por já ter contratos com grupos de música e empresas que montariam as estruturas de palco, foi definido que um carnaval fora de época será realizado na cidade.

Depois da operação montada pelas polícias Civil de Minas e São Paulo e pela PM mineira, a polícia suspeitava que o grupo que agiu em Itamonte pudesse chegar a 20 pessoas. No balanço inicial, oito foram mortos em Itamonte e quatro foram presos. Dois dias depois, outro acusado morreu depois de troca de tiros com a polícia em uma rodovia de São Paulo. Ele e um comparsa haviam sequestrado um taxista que foi obrigado a dirigir durante a fuga de Itamonte. O outro acusado foi preso. O sexto suspeito a ser detido foi encontrado em Cambuquira, também no Sul de Minas. As polícias Civil de Minas e São Paulo continuam trabalhando para prender o restante da quadrilha, que deve chegar a 25 pessoas. Todo o grupo é de cidades da região metropolitana paulista e já teve atuação em Itamonte e outras cidades mineiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)