(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Paisagens Mineiras chega à reta final com imagens do do Sul de Minas

Em sua última seletiva, promoção do Estado de Minas destaca fotos do Parque das Águas de São Lourenço e um violeiro


postado em 01/03/2014 06:00 / atualizado em 01/03/2014 06:57

Como que por obra do acaso, um balão surgiu no horizonte e resultou no diferencial do clique do autor(foto: Bruno Albergaria/Divyulgação)
Como que por obra do acaso, um balão surgiu no horizonte e resultou no diferencial do clique do autor (foto: Bruno Albergaria/Divyulgação)

Depois de quatro seletivas e dezenas de fotos enviadas, o concurso fotográfico Paisagens Mineiras, promovido pelo Estado de Minas com patrocínio da Petrobras, chega a sua reta final. Na última etapa, o público elegeu, por meio do site , imagens de duas importantes cidades do Sul do estado. Em São Lourenço, o fotógrafo Bruno Albergaria enfocou o Parque das Águas, principal cartão-postal do município. De Lavras, veio a expressiva imagem de um violeiro, captada pelo psicólogo Ivan Carvalho.

Com formação em designer gráfico, o belo-horizontino Bruno Albergaria, de 42 anos, descobriu, há cinco, o gosto pela fotografia. E foi em um de seus primeiros trabalhos, para uma revista de turismo, que ele produziu a imagem classificada para a final do Paisagens Mineiras. O foco da matéria era a cobertura do Festival de Inverno de São Lourenço e, como não poderia deixar de ser, o Parque das Águas, o xodó da cidade sul-mineira, tinha que aparecer. Como que por obra do acaso, um balão surgiu no horizonte, conferindo o diferencial do clique que encantou os internautas. “Foi surpresa enorme, em todos os sentidos. Ainda dei a maior sorte, porque no dia seguinte o dia amanheceu nublado”, conta.

Em cada seletiva do concurso, os fotógrafos classificados têm que indicar uma instituição filantrópica ou educacional para receber um computador (com impressora) e seis meses de assinatura digital do EM. A Associação Casa dos Meninos de São Lourenço, que atende a 95 crianças e jovens de 7 a 18 anos em situação de risco social, foi a entidade contemplada por Bruno. Fundada há 30 anos, a instituição oferece acompanhamento escolar, atividades artísticas, curso de informática e refeições no contraturno escolar.

De acordo com a vice-presidente da instituição, Suzana Steiner, a casa, que vive de doações, está passando por um momento de revitalização, com melhorias na infraestrutura e diversificação das atividades desenvolvidas com os jovens. O computador doado, de acordo com ela, será usado na parte administrativa, que conta com apenas um equipamento, para dois funcionários. “Para a gente foi uma grande surpresa, pois temos dificuldade em conseguir doações porque nosso público é muito amplo. Estávamos precisando deste computador para dar mais agilidade à nossa secretaria.” Carlos Roberto Hilário, presidente da casa e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou a importância do concurso Paisagens Mineiras para fomento do turismo local. “Aqui não temos fábricas e temos grande potencial turístico para ser explorado. É uma forma de gerar emprego, inclusive, para os jovens do município.”

Do violeiro fotografado nos jardins de uma universidade o fotógrafo só sabe que ele voltou para o Piauí(foto: ivan Carvalho/divulgação)
Do violeiro fotografado nos jardins de uma universidade o fotógrafo só sabe que ele voltou para o Piauí (foto: ivan Carvalho/divulgação)

EMOÇÃO
Psicólogo e morador de Lavras, Ivan Carvalho, de 34 anos, tem uma relação bem pessoal com a foto classificada no concurso. Ela foi tirada quando um ex-interno do Projeto Eterna Misericórdia, que atende a moradores de rua da cidade, tocava violão nos gramados da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Na época, Ivan era universitário e atuava como voluntário na instituição. “No início vinha uma vez por semana, mas depois de formar passei a dedicar tempo integral ao trabalho”, conta.
O projeto foi idealizado pelo jovem Bruno Nogueira, de 26 anos, quando ele tinha 16. O objetivo é reintegrar os atendidos à sociedade, com atendimento em diversas áreas, como terapêutica e física. Segundo Bruno, o computador recebido do concurso vai ser usado em atividades de inclusão digital. “Eles precisam ter contato com o mundo, hoje todo mundo está conectado, e por isso a gente quer trabalhar a inclusão”, diz Bruno. O violeiro fotografado por Ivan já não está mais na casa. Sonhador, Ivan conta que ele saiu do projeto dizendo que iria atrás da família, que vive no Piauí, e de sua antiga banda.

CONCORRENTES A votação para a grande final do Paisagens vai até o dia 27 de março, por meio do site do concurso. Além das fotos de Bruno Albergaria e Ivan Carvalho, disputam o primeiro lugar a foto do Bicame de Pedra (Catas Altas), tirada por Marley Mello; a da zona rural de São Sebastião da Bela Vista, de Megaron da Mota; a imagens da Basílica de Nossa de Lourdes, de Gilvan Braga; da Catedral Metropolitana de Montes Claros, de Thiago Alves; da Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Diamantina, clicada por Diego Ramos; e da Maria Fumaça, em Tiradentes, produzida por Rodrigo Melo. O vencedor vai ganhar uma câmera Canon EOS 5D Mark II. Todas as fotos finalistas vão compor uma revista especial e uma exposição.

Parque das Águas de São Lourenço é sempre clicado pelos amantes da fotografia(foto: Fotos: Sérgio Amzalak/Esp. EM/D. A Press)
Parque das Águas de São Lourenço é sempre clicado pelos amantes da fotografia (foto: Fotos: Sérgio Amzalak/Esp. EM/D. A Press)

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)