(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça nega liberdade a médicos acusados de tráfico de órgãos no Sul de Minas

Eles já estão condenados pela morte de criança que teve órgãos removidos. O desembargador que negou habeas corpus disse que a decisão vai garantir segurança pública e segurança do juiz que atuou no caso em Poços de Caldas. O magistrado do interior se disse ameaçado


postado em 20/02/2014 08:40 / atualizado em 20/02/2014 09:37

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou liminarmente a concessão de liberdade aos médicos Celso Roberto Frasson Scafi, Cláudio Rogério Carneiro Fernandes e o anestesista Sérgio Poli Gaspar acusados de envolvimento em um esquema de tráfico de órgãos em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Eles foram condenados pela morte de Paulo Veronesi Pavesi, de 10 anos, que caiu do prédio onde morava, em abril de 2000. Segundo o Ministério Público, o menino foi levado para o pronto atendimento da cidade e, além de passar por procedimentos médicos inadequados, teve os órgãos removidos para transplante por meio de um diagnóstico de morte cerebral forjado.

O pedido de prisão preventiva dos réus foi feito pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Poços de Caldas, Narciso de Castro, que condenou Gaspar, Scafi e Fernandes a 14, 18 e 17 anos de prisão, em fevereiro de 2013. A condenação era inicialmente em regime fechado, porém os réus ganharam o direito de recorrer em liberdade. Dia 6 de fevereiro deste ano Scafi e Fernandes deles deram entrada em presídio, após a decisão judicial e a defesa tentou habeas corpus contestando a preventiva. Gaspar continua solto, mesmo com a prisão decretada.

A liminar para a liberdade foi negada pelo desembargador Flávio Batista Leite, da 1ª Câmara Criminal do TJMG. A decisão será publicada nesta quinta-feira. Para o magistrado, a prisão deve ser mantida para garantir a segurança pública e a segurança do juiz Narciso Alvarenga, que atuou no caso e se disse ameaçado. O desembargador também negou o pedido feito pelos réus, a fim de garantir a boa instrução do processo e a aplicação da lei penal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)