(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reunião de blocos e bandas na Cidade Administrativa abre oficialmente carnaval em MG

Polícia Civil afirmou que vai fazer campanhas educativas durante o período de festas. Municípios tomam medidas para proteger patrimônios históricos


postado em 18/02/2014 15:15 / atualizado em 18/02/2014 15:39

Blocos caricatos tradicionais de cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana e Sabará, além da corte momesca de Belo Horizonte deram início às festas de carnaval em Minas Gerais. Os grupos se encontraram no hall de entrada do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa, em Venda Nova, onde foi lançada oficialmente as festas no estado.

No encontro, que teve a presença de autoridades, os foliões tiveram uma prévia de como serão atrações que vão desfilar pelas cidades mineiras. Do município de Mariana, várias aglomerações estiveram presentes, como o Bloco Zé Pereira, com os seus famosos bonecos gigantes. Também se apresentaram os Blocos de Convivência Juventude Bem Vivida, de Sabará, a Escola de Samba São Geraldo, de São João del Rey, a banda da Polícia Militar, entre outras atrações.

Para o secretario de Turismo e Esportes, Thiago Lacerda, as festas em Minas Gerais são mais um atrativo e opção de turismo no estado. “Minas tem se tornado cada vez mais um destino turístico. O carnaval vem nos ajudar a atrair cada vez mais visitantes. Isso movimenta nossa economia e contribui para gerar empregos”, afirmou.

Durante o carnaval é comum a aglomeração de pessoas em ruas e avenidas de cidades históricas. A preocupação das autoridades é proteger patrimônios e monumentos que podem ser depredados. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) elaborou uma série de orientações e cuidados que devem ser adotados por órgãos municipais durante o evento. O secretário ressalta que os prefeitos já estão se preparando. “Todos os municípios têm tomado providências para mitigar atos de vandalismo e incidentes com monumentos históricos”, disse Lacerda.

Também é comum o alto consumo de bebidas alcoólicas nesta época do ano. A polícia vai fazer ações para coibir a mistura de álcool e direção. “Durante o carnaval começaremos com ações educativas de prevenção com o policiamento orientando os motoristas sobretudo quanto a uso de álcool”, explica o delegado Ramon Sandoli, do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). Segundo ele, a primeira blitz vai acontecer em 27 de fevereiro próximo ao BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Serão distribuídos panfletos educativos aos condutores.

Ouro Preto

O tradicional carnaval de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, ganhou investimento de R$ 2 milhões neste ano. A expectativa da prefeitura é de receber pelo menos 75 mil pessoas. A a segurança vai ser reforçada com efetivo extra de 150 PMs, 20 militares do Corpo de Bombeiros, quatro delegados e investigadores da Polícia Civil e 100 seguranças contratados para acompanhar os blocos.

Belo Horizonte

Quem for ficar na capital mineira terá várias atrações neste ano. Um total de R$ 5 milhões, entre recursos próprios e de patrocinadores, serão investidos numa estrutura com 13 palcos, o retorno de desfiles de escolas de samba e blocos caricatos para a Avenida Afonso Pena, além de shows de artistas de renome nacional, como Martinho da Vila, Mart’nália e Molejo. Responsáveis pela retomada do carnaval em BH, os blocos de rua, que passaram de 70 grupos, em 2013, para quase 150, continuam como o destaque da festa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)