(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH é finalista do prêmio mundial "A Hora do Planeta"

Cidade foi escolhida por causa dos planos de uso da energia solar, redução das emissões de gases e reciclagem


postado em 17/02/2014 08:11 / atualizado em 17/02/2014 10:21

(foto: Reprodução Internet)
(foto: Reprodução Internet)

Belo Horizonte vai participar de uma eleição cujos resultados serão de grande importância para o mundo inteiro. A rede WWF (“Word Wide Fund For Nature” ou Fundo Mundial para a Natureza) resolveu ampliar em 2013 as ações desenvolvidas durante as comemorações da Hora do Planeta, um ato simbólico, promovido no mundo todo, por meio do qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global. Para dar uma dimensão maior ao evento, a WWF decidiu, com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade promover a Hora do Planeta – O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC). Lançado em agosto do ano passado, é uma iniciativa concebida para ir além de, apagar as luzes durante a Hora do Planeta e representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas.

Trinta e três cidades finalistas de 13 países participantes foram selecionadas entre as 163 cidades que se candidataram neste ano. Belo Horizonte é uma das três cidades brasileiras selecionadas (as outras são Rio de Janeiro e São Paulo) e concorre ao título de Capital Nacional da Hora do Planeta. O resultado será apresentado no dia 27 de março, em Vancouver, no Canadá. Uma das cidades terá também o título mundial de Capital Global da Hora do Planeta, o que também será anunciado no mesmo dia e local.

Um júri internacional, de especialistas de alto nível, selecionou as cidades finalistas de cada país participante. A partir de agora, esse júri vai analisar as ações e compromissos relatados por essas cidades e, finalmente, identificar uma cidade líder em sustentabilidade por país. O objetivo do EHCC é mobilizar ações e apoio a cidades da transição global para um futuro 100% renovável. Visa também estimular o desenvolvimento ao difundir as melhores práticas para mitigação das alterações climáticas. A ideia foi criada para celebrar as cidades que apresentam medidas surpreendentes no que tange a um país mais verde, mais limpo e mais sustentável para se viver, bem como inspirar outras cidades a fazer o mesmo.

A Hora do Planeta começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando dois milhões de pessoas se manifestaram contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes das casas e empresas. Na última edição, centenas de milhões de pessoas de 152 países desligaram os interruptores de suas residências para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.

Por que Belo Horizonte foi escolhida?

Belo Horizonte é considerada a Capital Solar do Brasil. A cidade é referência mundial e conta com 923 mil m² em placas de energia solar. Além disso, dentro do Plano de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (Pregee), a cidade propõe um conjunto de iniciativas para adaptação do ambiente às mudanças climáticas, apoiando o investimento em energias renováveis. O Pregee foi concluído em maio de 2013 e tem como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até o ano de 2030. Para isso, um conjunto de iniciativas colabora para a adaptação do ambiente às mudanças climáticas. Ações que abrangem transporte, energia, construções sustentáveis, uso do solo, saúde e educação ambiental.

Diante disso, Belo Horizonte fez uma parceria com o Banco Mundial para identificar os setores com baixo desempenho e o potencial de economia de melhor eficiência energética usando a Avaliação Rápida de Energia na Cidade (Trace). O Trace é uma ferramenta estratégica para ajudar na identificação rápida das oportunidades de eficiência energética. Belo Horizonte é a primeira cidade na América Latina a implementar a ferramenta.

Outra ação da cidade é o Selo BH Sustentável, que certifica empreendimentos pú­blicos e privados, prédios residenciais e comerciais que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução/reciclagem de resíduos sólidos.

A capital mineira também foi escolhida como uma das cidades satélites do Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes (Urban LEDS), projeto do Iclei em parceria com a ONU Habitat e financiado pela Comissão Europeia.

Campanha popular


Paralelamente à seleção do júri, será promovida uma campanha popular nas redes sociais We Love Cities, por meio da qual cidadãos poderão votar em suas cidades favoritas, compartilhar fotos e vídeos e fazer sugestões sobre como as cidades podem se tornar ainda mais sustentáveis. Dessa forma, a WWF incentiva as pessoas ao redor do mundo a apoiar os grandes esforços que as cidades estão fazendo pela sustentabilidade. A campanha se estenderá até o dia 20 de março deste ano. Trata-se do processo de seleção da Capital Nacional da Hora do Planeta para cada país participante e da Capital Global da Hora do Planeta de acordo com os critérios de avaliação da WWF. Para votar em Belo Horizonte como uma das três cidades brasileiras, basta acessar o link https://www.welovecities.org/pt/belohorizonte/, que também está incluído no campo superior do site da Prefeitura, www.pbh.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)