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Estado de Minas

Reduzir tempo de viagens é desafio do BRT


postado em 03/02/2014 06:00 / atualizado em 03/02/2014 07:14

Mateus Parreiras

O sistema de transporte rápido de ônibus (BRT) de Belo Horizonte, batizado de Move, começa a circular em duas semanas, no dia 15, e o sistema terá um desafio quando estiver completamente implantado na Avenida Cristiano Machado: substituir 77 linhas de ônibus (228 veículos) que serão extintas e conseguir superar o deslocamento médio dos ônibus do sistema BHBus no corredor, que é de 35 minutos, reduzindo o deslocamento para 20 minutos. O ganho de tempo estimado seria de 57%, mas para isso a velocidade média de deslocamento dos veículos teria de quase dobrar dos atuais 12 km/h para 21 km/h. A meta é considerada ambiciosa por especialistas, principalmente se comparada a outros sistemas de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) existentes, como o de Curitiba, o precursor desse tipo de sistema, que chegou a desenvolver até 25 km/h.

Segundo o mestre em engenharia de transportes e professor da Universidade Fumec Márcio Aguiar, que acompanhou a implantação das diversas fases do BRT de Curitiba, na década de 1970, a diferença primordial para que os veículos que circulam por lá sejam mais rápidos é a menor quantidade de cruzamentos e de semáforos do que em BH. “O BRT de Curitiba foi desenvolvido e planejado para a área que ocuparia. Em Belo Horizonte estamos adaptando as vias ao sistema, que precisará de parar em cruzamentos e em semáforos onde os corredores exclusivos terão de dividir espaço com o tráfego regular”, afirma. Pelos cálculos do especialista, a velocidade comercial do Move em BH deverá ficar em torno de 18km/h, caindo para até 15 km/h nos horários de pico. “Isso, quando tudo estiver implantado devidamente e os ajustes necessários tiverem sido feitos”, acrescenta.

A aposta da BHTrans é que a organização do sistema possa compensar a redução de veículos de transporte. A partir do dia 15, com a entrada em operação de mais linhas, os passageiros vão chegar de seus bairros a estações de integração por meio de linhas alimentadoras, pagando R$ 1,90, que é 28% menos que a tarifa atual, de R$ 2,65. Ao chegar à estação, para tomar um ônibus que circula dentro dos corredores exclusivos, será preciso completar a diferença de R$ 0,75. Ônibus de destinos mais distantes, os chamados troncais, cobram o valor atual, pois partem dos bairros e entram nos corredores exclusivos.
Integração

A Estação de Integração São Gabriel, que deverá ser a primeira inaugurada, tem previsão de receber 35 linhas alimentadoras, ônibus que vêm dos bairros Dona Clara, Santa Rosa, Universitário, Primeiro de Maio, Minaslândia, São Gabriel, Novo Aarão Reis, São Tomaz, Padre Julio Maria, Heliópolis, Santa Isabel, Guarujá, Guarani, Aarão Reis, Ouro Minas, Ribeiro de Abreu, Belmonte, Nazaré, Jardim Vitória e região. Outras 10 linhas troncais virão de locais mais distantes, como os bairros Belvedere, Buritis, Funcionários, Lagoinha, Concórdia, João Pinheiro, e ingressarão nos corredores exclusivos do BRT.

 

Enquanto isso...
...volta às aulas com mudanças
As 35 mudanças no trânsito feitas pela BHTrans no período de férias, a fim de viabilizar a operação do BRT na capital, terão seu primeiro grande teste hoje, quando 50 mil veículos voltam a transitar no perímetro da Avenida do Contorno. Os motoristas devem redobrar a atenção em alguns trechos, como na região hospitalar, onde três novos sentidos foram criados com a divisão das faixas da Avenida Carandaí. Quem cruza a Avenida Afonso Pena em direção ao Centro deve seguir pela esquerda, pois a mão- inglesa foi adotada no local. O mesmo foi feito na Avenida Silviano Brandão, no cruzamento com a Avenida Cristiano Machado. O sentido Venda Nova passou a ser feito pela Rua Pitangui. Os viadutos e trevos do Complexo da Lagoinha também sofreram mudança. O Viaduto B está com novo acesso para a Avenida Olegário Maciel. Uma das faixas da alça que liga as avenidas Dom Pedro II e Olegário Maciel está mais estreita para comportar uma nova faixa, que liga as avenidas Antônio Carlos e Olegário Maciel. Já no Centro, foram convertidas em mão única a Rua Goiás, entre a Avenida Álvares Cabral e a Rua dos Guajajaras, e a Rua Sergipe, entre as ruas Timbiras e Aimorés. Conversões da Avenida Augusto de Lima para a Rua Espírito Santo foram proibidas. 


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