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Expansão do BRT atingirá mais bairros e estações do metrô Plano de expansão do transporte rápido por ônibus de BH, o Move, prevê circulação por mais 81,5 quilômetros até 2020 e ligação com metrô. Nem todas as vias terão corredor exclusivo

Publicação: 03/02/2014 06:00 Atualização: 03/02/2014 07:08

Mateus Parreiras

 (Jair Amaral/EM/D.A Press)

O novo sistema de transporte por ônibus de Belo Horizonte, previsto para ser inaugurado no dia 15, segundo anúncio da BHTrans, será expandido pelas principais vias da capital mineira até 2020, fazendo conexões com estações do metrô e conectando bairros esquecidos pela primeira fase do projeto, como os da Região do Barreiro. A reportagem do Estado de Minas teve acesso ao plano de expansão do Move, o BRT de BH, no qual constam pelo menos mais 81,5 quilômetros de linhas do sistema. Um planejamento amplo que contempla uma expansão duas vezes e meia maior se comparada ao conceito original da primeira fase, já que os corredores inaugurais, das avenidas Santos Dumont/Paraná (1,3 km), Presidente Antônio Carlos (14,6 km) e Cristiano Machado (7,1 km) se estendem por um total de 23,1 quilômetros. O investimento para o metrô de BH será de R$ 3,1 bilhões. As obras da linha 3 (Savassi-Lagoinha) têm previsão de começar em setembro e durar quatro anos. A licitação deve ser lançada em maio. A revitalização da linha um e construção da linha 2 devem durar dois anos cada uma.

Nesse novo planejamento, o Move se ramifica por outras 10 grandes vias, mas ainda não há definição sobre se serão implantadas faixas de tráfego exclusivo, as vias demarcadas onde só ônibus trafegam, como ocorre hoje na Avenida Amazonas, ou se corredores onde apenas BRTs circulam, como ocorrerá na Cristiano Machado, Antônio Carlos e Dom Pedro I. A BHTrans adiantou que as próximas vias a receber linhas do Move serão a Avenida Amazonas e o Anel Rodoviário. Pelo plano de expansão ainda serão contempladas as avenidas Dom Pedro II, Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabaglia, Carlos Luz, Américo Vespúcio, dos Andradas, Tereza Cristina, Waldir Soleiro Emrich, Mem de Sá e a Rua Patagônia.

A conexão com as linhas de metrô futuramente implantadas se dará por vias importantes e complexos de transferência de passageiros que comportarão maior fluxo, como a Estação Lagoinha, que receberá ônibus das avenidas Dom Pedro II e Antônio Carlos, e as estações Vista Alegre, Salgado Filho, Silva Lobo, Rio Negro, do Contorno, Barbacena, Raul Soares e Praça 7, que seguem contíguas à Avenida Amazonas. A maior extensão circulada pelo BRT será no Anel Rodoviário, onde os ônibus terão de rodar até 22,5 quilômetros, do acesso à BR-356, no Bairro Olhos D’Água, à Estação São Gabriel, na Região Noroeste de BH. O Anel Rodoviário comportará principalmente os ônibus vindos do Barreiro, que nesta primeira fase terá duas linhas do Move, a 6350 e a 8350, que são baseadas na Estação Barreiro.

Trajeto

Os quatro corredores mais extensos a serem abertos na última fase do Move serão o da Avenida Presidente Carlos Luz, que se estende por 16 quilômetros da Estação Calafate da linha 2 do metrô até a Estação de Integração Pampulha do BRT; o da Avenida Nossa Senhora do Carmo/BR-356, que terá 12 quilômetros e vai do Olhos D'Água, no Barreiro, até a Estação Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, e Avenida Afonso Pena, no Centro; o da Avenida dos Andradas até a Avenida Silviano Brandão; e da Avenida Tereza Cristina até a Avenida Amazonas, ambos com 10 quilômetros.

O projeto prevê que, além das estações de Integração Venda Nova, Vilarinho, Pampulha, São Gabriel e Santos Dumont/Paraná, serão ampliadas as estações José Cândido da Silveira (Cidade Nova), Barreiro (Átila de Paiva) e Diamante, e construída a do São José (Jardim Inconfidência), entre as avenidas João XXIII e Dom Pedro II.

Para o mestre em engenharia de transportes e professor da Universidade Fumec Márcio Aguiar, o grande desafio do plano da BHTrans é a implantação das vias para a circulação do Move. “Para criar as canaletas de tráfego exclusivo seria preciso desapropriar grandes extensões. No caso de faixas exclusivas, o problema é a interferência com comércios e residências, além do conflito com o tráfego no momento de ultrapassagens”, disse. Ele cita o monotrilho como uma alternativa mais barata e reforça a necessidade de expandir o metrô.

A BHTrans informou que trabalha inicialmente com os recursos já previstos pelo governo federal no valor de R$ 377 milhões. Entre as obras acertadas está o programa Pró-ônibus, de R$ 166 milhões, o Expresso Amazonas, de R$ 149 milhões, e o Complexo do Vilarinho, de R$ 50 milhões. Além dessas, os recursos serão utilizados para a elaboração do projeto do BRT do Anel Viário, que tem custo de R$ 12 milhões. Do total, R$ 194,5 milhões são do Orçamento Geral da União e R$ 182,5 milhões de financiamentos. No dia 17, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Caixa Econômica Federal assinaram um contrato de financiamento público do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades no valor de R$ 140,4 milhões para obras de mobilidade urbana, encostas, pavimentação e drenagem. Esses recursos também poderão financiar parte da expansão do Move até 2020.

 (ARTE EM)

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Esta matéria tem: (56) comentários

Autor: Marcelo Moraes
A topografia não impede, mas deixa o custo mais alto. Tecnologia pra construção para causar impacto menor na superfície existe, mas é um absurdo ( se fosse um estadio, não teria problema, mas pra mobilidade..... ). Construam por cima, acima das ruas... | Denuncie |

Autor: Prime Time
BRT NA RUA PATAGÔNIA!?!? NAQUELA LADEIRA MAL PASSA UM CARRO EM MÃO ÚNICA, QUEM DIRÁ AS JAMANTAS!? | Denuncie |

Autor: Prime Time
Depois de ler isso eu só volto a falar: BRT = Bh Regredindo no Tempo | Denuncie |

Autor: Nélio Faria
Outra BALELA: o tempo de construção de METRÔS foi há décadas passadas... No mundo todo se constrói METRÔS! As cidades são dinâmicas, estão sempre em mudanças, com isto suas redes de transporte público tb crescem e se adaptam. Realmente é caro, claro que é caro! Mais caro ainda é NÃO construir METRÔ!! | Denuncie |

Autor: Nélio Faria
Topografia de BH não é favorável ao METRÔ?! Isto é BALELA uma vez que pelo subsolo se pode chegar diretamente aos pontos principais da cidade. Lisboa tem mais morros do que BH e ainda está no nível do mar, seu METRÔ tem 5 linhas! O BRT sim, este é totalmente inapropriado p/ BH e ainda queima DIESEL!! | Denuncie |

Autor: Nélio Faria
Jaime Lerner era bom na época em que ele foi prefeito de Curitiba, onde se implantou um sistema de ORDENAÇÃO TERRITORIAL baseado no transporte (BRT). Hoje ele não passa de um garoto-propaganda da VOLVO, MERCEDES e SCANIA... Vai lá na Alemanha e na Suécia ver se existem essas GAMBIARRAS por lá, vai!! | Denuncie |

Autor: Antonio Carlos Gomes Junior
Pra você vê Robert Paiva o lobby das empresas de ônibus é tão grande que vão colocar o BRT MOV no anel rodoviário sem que as obras do mesmo sejam feita,enquanto essas empresas pagar o salário extra do nossos políticos eles vão fazer o que bem entender com a nossa cidade.E o povo que se dane. | Denuncie |

Autor: Maurício Ferreira
Continuação de matéria publicada no jornal OTempo: Em Curitiba.. de cerca de 20 mil passageiros por hora nos horários de pico. Tanto que um dos principais trechos, que liga o centro à zona Sul da capital paranaense, será substituído pelo metrô, conforme projeto já em andamento | Denuncie |

Autor: Marcelo Moraes
Façam um monotrilho e deixem os empresarios de onibus tomar conta - aí ele sai. | Denuncie |

Autor: Marcelo Moraes
BH nunca terá um metro de verdade ( subterrâneo ). A topografia da cidade não ajuda e custo total seria absurdo se fosse tentado. O monotrilho, pelo contrário não necessita cavar buracos, suporta inclinações, não é poluente, tem boa capacidade de passageiros e transmite modernidade.... | Denuncie |

Autor: Marcelo Moraes
De cada 10 comentários aqui, 11 são contra o BRT ( inclusive o meu ). Porque então não se vê mudança ?? Será nós, críticos, só somos vistos aqui ?? Ou nem somos vistos ?? | Denuncie |

Autor: rafael roza
a famosa solucao : arame e alicate ! gambiarra total... | Denuncie |

Autor: robert paiva
BRT no Anel Rodoviário? Que isso, já virou loucura completa! Isso só teria a mínima chance de melhorar algo depois do tal "rodoanel" que NUNCA sai!Imagina o montao de caminhoes do anel e mais os caros com uma pista a menos pra dar espaço pro BRT KKKK socorroooo! | Denuncie |

Autor: Reynaldo Rocha
Monotrilho sempre foi e será a solução! PPP's que tirem a operação (e construção) das mãos do ineficiente por público, resolveria o trânsito de BH. Não entendo a resistência a esta solução. (Ao menos nas vias principais). | Denuncie |

Autor: Anderson Zanin
Meu pai trabalhou na obra de construção do metrô, na década de 80. A promessa era a mesma. Sinceramente, tô de saco cheio de conversinha e de promessa. Isso aí nada mais é do que um release que a prefeitura mandou para o jornal. | Denuncie |

Autor: PAULO SILVA
BRT/MOVE, integrado a outros sistemas de transportes, é a solução para BH, desde q bem planejado. Ou seja BRT sozinho não resolve, e sim pensado num sistema integrado com outros modais, como ônibus comum micro ônibus, carros, bikes. | Denuncie |

Autor: Danielle Langamer
Em 2000 quando criaram as estações BHBus também disseram que a expansão criariam 27 estações! Quantas temos mesmo em BH? .... pura balela, conversa pra boi dormir... engana trouxa! | Denuncie |

Autor: PAULO SILVA
...cont...01 km de metro em 2014 não dá para comparar - custo e tempo, com os metros de moscou, londres, por ex, q quando foram iniciados nem havia onibus ainda. Não dá para ficar esperando metro, nem há dinheiro. Com isso, Move, bem planejado, mas não sozinho - Transporte intermodal, é a solução.. | Denuncie |

Autor: PAULO SILVA
Cheio de especialistas aqui.Vcs deviam ouvir a entrevista de um especialista de verdade - Jaime Lerner, na bandnnews semana passada. Ele implantou o sistema em Curitiba e virou referencia no mundo todo. Metro é ótimo, só q o custo e o tempo para fazer um KM em pleno 2014, não dá para comparar .cont | Denuncie |

Autor: Marcelo Loschi
Bruno, provavelmente a linha paralela é para subsidiar "um estudo sério feito por especialistas" mostrando que BRTs são mais eficientes que metrôs. Assim desativarão metrôs para aumentar o lucro dos financiadores de campanha(empresas de ônibus). | Denuncie |

Autor: Marcelo Loschi
BRT=ônibus=empresas que financiam campanha => é bem possível que seja até maior... Metrô=ausência de ônibus => nunca teremos Simples assim! | Denuncie |

Autor: Andrea Dias da Silva
Não e a toa que Belo Horizonte caiu da terceira capital do pais, para a quinta posição, Porto Alegre e Salvador ja passaram a frete de BH, pois aqui tudo e pura enganação!!! | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Pergunte ao mestre Márcio Aguiar a definição dele sobre nosso "metrô". A resposta será sucata europeia.... (exatamente esse termo) | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Edson, quanto a sacanagem das empresas e do governo federal, acho que dá na mesma, não? | Denuncie |

Autor: Sebastian Almeida
Conseguiram mutilar a Av. Cristiano Machado. É a coisa mais horrorosa que já fizeram em BH. Parece um puxadinho. As estações parecem lata de sardinha. E as passarelas então? Queria saber quem são as pessoas que estão ganhando dinheiro com isto e não deve ser pouco não! TREMENDA GAMBIARRA. | Denuncie |

Autor: Sebastian Almeida
Ah..... Descobriram como é fácil ganhar dinheiro! Só que tem um detalhe: Depois da Copa, a mina vai secar e a conta vai ser alta. Quero ver quem vai bancar esta gambiarra. MP devia investigar o custo deste faz-e-desmancha! MP VAMOS AGIR!!! | Denuncie |

Autor: Sebastiao Vieira
Esse Prefeito quer enganar o povo, mais uma vez, em ano de eleições vem com essa historia de implantação de um sistema que já chega ultrapassado, não vai resolver em nada os problemas de transito de BH. Se em de 30 não andou nem 30 Km, em 06 vão implantar 81 de BRT? | Denuncie |

Autor: Antonio Brito
Vejam no mapa que mesmo com esse plano engana trouxa, nas regões noroeste e norte há imensas áreas sem nenhuma cobertura. E BRT é apenas mascarar a solução. Eles só pensam grande quando se trata de eleição e do bolso. | Denuncie |

Autor: Antonio Brito
Já acreditei!!! Querem melhorar o trânsito: metro e/ou vlt onde há mais tráfego, como por exemplo uma linha saindo do ¨pistas/ BHshopping/Buritis/Barão e conectando com uma linha que siga para a região da Ressaca, Pambulha, Venda Nova e CNF. O mesmo para Barreiro/Congtagem/Betim. | Denuncie |

Autor: Aldo Gouvea Bragança
Este tal BRT é uma tremenda gambiarra, poque não realizam os projetos de expansão do metro existentes, linha do Barreiro, betim etc... | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Na década de 70/80 lançaram o projeto PADRON p/ ônibus que acabou distorcido e colocaram caminhonibus no lugar.Agora inventaram o tal BRT que mudou p/ MOVE pra poderem usar os caminhonibus também.Principalmente porque são mais baratos para os empresários.Vcs vão ver que vai continuar do mesmo jeito. | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Porque será que para cada linha do metrô tem uma de BRT paralela???? | Denuncie |

Autor: João Osni
Outro detalhe com a eficiencia que a gente conhece o BRT sai e um metrô não sai nem um metro de linha. | Denuncie |

Autor: João Osni
Mudaram a estrategia agora nem anunciam já estão enfiando o BRT goela abaixo da população, transporte sobre trihos que resolveria o problema nada, povo tem o governo que merece mesmo. | Denuncie |

Autor: Edson Carneiro
Só pra lembrar, o Metrô seria explorado pelo governo federal (CBTU) já essas carroças MOVE são pelas mesmas empresas que anos sacaneia nossa população e isso dificilmente será mudado pois os políticos os protegem... | Denuncie |

Autor: lucas herrera
Então a farra $$$$ vai durar até 2020? BRmerda! | Denuncie |

Autor: Nélio Faria
Gostaria de ver é um BRT subir a rua Patagônia (no Sion) e a Afonso Pena, principalmente arrancar depois de parar no semáforo do cruzamento c/ a Contorno... Quem propõe uma INSANIDADE dessas não deve entender bulufas de física, só pode! BH precisa é de transporte s/ TRILHOS, BH precisa é de METRÔ!! | Denuncie |

Autor: Marcio Torres
Não é a melhor opção de transporte em massa, mesmo assim, só acredito quanto estiver pronto. Veja-se o metrô: toda vez que a Dilma vem aquí, promete milhões em verbas, mas só fica nisso. Pudera, se soltarem o dinheiro do metrô, vão ficar sem promessas a fazer nas próximas eleições. | Denuncie |

Autor: Nélio Faria
Pois é Germano, infelizmente esses políticos CHINFRINS que temos aqui em MG só sabem ser SUBSERVIENTES à MÁFIA dos donos de ônibus, nas mãos dos quais TODOS comem e se locupletam! De vereador a senador, quase não salva ninguém! Alguém duvida?! Ah é Sim!! Ah é Sim!! O pó rela no pé, o PÉ RELA no pó!! | Denuncie |

Autor: Eduardo sANTOS
Concordo com o Rogério, juntamente com o BRT, e ônibus articulados e bi articulados e diversas vias na Cidade, porém um BRT com projeto mais simples e barata como o de Curitiba com poucas intervenções nas vias, os ônibus articulados e até bi articulados, podem circular em vias de trânsito normal. | Denuncie |

Autor: R.B A.L
O pessoal fica ai reclamando , mas vai lá é elege o Marcio Lacerda no primeiro turno. Chupa mais essa Belorizontinos bobos. | Denuncie |

Autor: Maria Isabel Melo
Quando eu vejo o que é este BRT aqui no Rio me dá uma preguiça, acho que escolheram algo já ultrapassado | Denuncie |

Autor: Geraldo
Vai financiar muita campanha eleitoral. | Denuncie |

Autor: Edilson Soares
O BRT em BH será sempre uma maravilha na farra da corrupção do dinheiro fácil, o Metrô e Monotrilho a qual seria a viabilidade correta e menos demolição e menos gastos em BH jamais teremos, enquanto outras capitais se inova em metrô aqui só pra trás, é triste aguentar mais BRT. | Denuncie |

Autor: Raimundo Trindade Júnior
METRÔ!!!! O resto NÃO funciona, porque divide espaço com o trânsito nas ruas!!! | Denuncie |

Autor: Raimundo Trindade Júnior
Pergunta: O MOVE consegue fazer a curva da rua Patagônia para entra na rua Haiti a esquerda!? | Denuncie |

Autor: Marcelo Moraes
Querem ter transporte alternativo, inteligente, moderno e não pouidor ao invés dos onibus ? É só deixar que a gestão dos mesmos fique a cargo dos donos das atuais empresas de onibus. Querem apostar como aí as propostas e projetos viram realidade ? | Denuncie |

Autor: Diego Oliveira
Não exagera também né. Metrô subterrâneo (superfície é trem) custa na casa de muitos bilhões. Não passa nem perto do custo do BRT. | Denuncie |

Autor: Bruno Flavio Lontra Fagundes
Como disse o amigo, a comunidade de engenheiros reclama das políticas para o trânsito. A BHTRANS tem poder, mas não tem autoridade. E, pior: endossada pelo jornalismo mineiro de submissão política. Gostaria de saber o que pensam das obras especialistas que são contra o BRT e propõem outras soluções. | Denuncie |

Autor: Daniel Blah
Agora que o metrô não sairá do papel nunca mais. | Denuncie |

Autor: Mauricio Resende
E o metrô? O BRT não trará benefício nenhum. Daqui a poucos anos, quando o trânsito estiver um caos (caminhando a passos largos) vão "descobrir" que a cidade precisará de metrô. | Denuncie |

Autor: jose antoin
O BRT custará 200 % a mais que o metro subterrâneo e eficiente. Coisas da " roça " | Denuncie |

Autor: Rogerio Nicolau
Continuo pensando que poderíamos ter projetos mais arrojados. O monotrilho me parece uma obra de construção rápida e de pouco impacto. A expansão da extensão Vilarinho até Confins via monotrilho seria um espetáculo, bem como em outros corredores. | Denuncie |

Autor: Luciana Grimaldi
Nem o básico a administração municipal entrega, imaginem qdo será o dia de São Nunca q vai ficar pronta a expansão?... não, obrigada, não dá prá acreditar e esperar: vou continuar de carro. | Denuncie |

Autor: Germano Ramos de Oliveira Braga
Tem tempos que eu não acredito mais em Papai Noel.. BRT na amazonas sem canaleta exclusiva..kkk.. vão escrever ONIBUS no chão e acham que isso fará o busão chegar rápido...kkk..a solução é metrô, vlt e a comunidade de engenheiros fala isso o tempo todo, mas os politicos issitem em onibus, que isso! | Denuncie |

Autor: Andre Rosenweiss
Tava demorando... em vésperas de eleição essas reportagem falando que o transito vai melhorar 200% sempre aparecem! Tem que ser muito trouxa pra comprar essa | Denuncie |

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