13°/ 22°
Belo Horizonte,
25/JUL/2014
  • (34) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Protesto contra a Copa do Mundo reúne manifestantes em BH e outras capitais do país Na Praça Sete, grupo fecha duas faixas da Avenida Afonso Pena no sentido Mangabeiras. Em São Paulo, cerca de mil pessoas

Agência Estado

Publicação: 25/01/2014 20:48 Atualização: 25/01/2014 23:10

Manifestantes ocuparam o 'Pirulito' da Praça Sete e Avenida Afonso Pena (Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Manifestantes ocuparam o "Pirulito" da Praça Sete e Avenida Afonso Pena

Manifestantes de Belo Horizonte aderiram ao protesto nacional contra a realização da Copa do Mundo e ocuparam parte da Praça Sete de Setembro, no Centro da capital mineira. Cerca de 100 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram do protesto e o grupo chegou a interditar parte da avenida Afonso Pena, a principal artéria da região.

Galeria de fotos: Protestos contra a Copa do Mundo nas capitais

Desde o fim da tarde a PM e a Guarda Municipal já havia reforçado a segurança na área, a mesma de concentração para as manifestações ocorridas em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações. Inicialmente, cerca de 50 punks reuniram-se no local e os militares fizeram uma revista geral, apreendendo sprays e garrafas de material inflamável. "Isso pode ser usado como coquetel molotov", justificou o tenente Russo, do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE).

Quando outros manifestantes, inclusive com camisas do PSTU, chegaram à Praça, o grupo se dividiu. Os punks ocuparam o "Pirulito", obelisco no cruzamento da Afonso Pena com avenida Amazonas, enquanto os demais permaneceram no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro. Apenas quando o grupo do "Pirulito" resolveu se deitar na Afonso Pena todos se uniram no mesmo protesto. "Não é apenas contra a Copa. É contra todo o sistema, Estamos fazendo nossa cena", disse o punk Augusto Felipe dos Santos, de 18 anos.

Pouco antes das 19h, o grupo fechou toda a avenida, mas, após rápida conversa com representantes da PM, os manifestantes concordaram em liberar uma das pistas. Pelo horário de reduzido movimento, o ato teve pouco reflexo no tráfego e terminou de forma pacífica, já no início da noite.

"Reforçamos o policiamento porque havia previsão desse encontro e resolvemos fazer a revista porque esse pessoal (punks) foi o que mais criou problema no ano passado", disse o tenente Russo. "Mas estamos aqui para garantir tanto o direito de se manifestar quanto o do resto das pessoas de ir e vir", completou o oficial.

Cerca de mil manifestantes participaram do ato realizado em São Paulo (AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL )
Cerca de mil manifestantes participaram do ato realizado em São Paulo

São Paulo

Em São Paulo, os manifestantes e a Polícia Militar entraram em confronto na Rua Barão de Itapetininga, na região do Theatro Municipal. Os manifestantes começaram a depredar estabelecimentos comerciais no centro de São Paulo, por volta das 20 horas. Mais de duas mil pessoas participaram do protesto, que terminou com 128 pessoas presas.

A primeiro loja a ser atacada foi um McDonald's. Os policiais fizeram uma barreira para tentar proteger o restaurante e os manifestantes começaram a correr e destruir agências bancárias pelo caminho. Somente na Rua 7 de Abril, a reportagem presenciou o ataque a três agências. Os manifestantes colocaram fogo em terminais de atendimento dentro das agências, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Houve início de incêndio. Os black blocs correram em direção dos PMs e lançaram até coquetel molotov.

A PM fez um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes fossem para a Praça da República, onde acontece o principal show dos 460 anos da cidade de São Paulo. O clima é tenso na região. Manifestantes jogaram latas e garrafas contra o público e ao menos duas pessoas ficaram feridas. O tumulto ocorreu no intervalo entre os shows de Paulinho da Viola e Opalas.

Atos de vandalismo também ocorrem nas imediações da Praça Roosevelt. Um Fusca foi incendiado por manifestantes, que também colocaram fogo em caçambas de lixo.

A manifestação começou pacífica na Av. Paulista. Pouco antes das 17 horas, jovens leram um manifesto aos policiais no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), onde estavam concentrados desde a madrugada de sexta-feira. Em troca, a PM não enfrentou resistência para revistar barracas armadas pelos manifestantes.

No Rio de Janeiro o protesto ocorreu na orla de Copacabana (Reuters /Ricardo Moraes )
No Rio de Janeiro o protesto ocorreu na orla de Copacabana

Rio de Janeiro

O protesto contra a realização da Copa do Mundo reuniu no Rio cerca de 300 pessoas, que fizeram uma caminhada pacífica pela orla de Copacabana (zona sul) até o final da praia. Depois disso formou-se um grande tumulto, provocado pelos Black Blocs, com correria entre os carros presos no engarrafamento.

O protesto começou em frente ao hotel Copacabana Palace, que foi protegido por grandes de ferro, seguranças particulares e cerca de 150 policiais militares. A pista da Av. Atlântica no sentido Ipanema foi interditada pelos manifestantes, que seguiram em passeata sempre acompanhados pela Polícia Militar.

A PM conta com o apoio de um helicóptero, que está sobrevoando a praia de Copacabana, bastante cheia devido ao sábado ensolarado. Grades de ferro foram colocadas na frente do hotel, que espalhou seguranças pela calçada.

Manifestantes usaram máscaras de políticos durante o ato realizado em Brasília  (AFP PHOTO/Beto BARATA )
Manifestantes usaram máscaras de políticos durante o ato realizado em Brasília

Outras cidades

O protesto contra a Copa do Mundo ocorrido em Brasília terminou há pouco e foi marcado pela baixa adesão. Por volta das 17 horas cerca de 50 pessoas se reuniram em frente ao Brasília Shopping - região central da capital -, onde criticaram os gastos públicos no evento e pediram a aplicação dos recursos nas áreas de educação e saúde.

Em seguida, o grupo cruzou a via W3 e seguiu até o shopping Pátio Brasil. Não houve tentativa de invasão dos estabelecimentos e os manifestantes foram acompanhados por todo o percurso pela Polícia Militar.

O rolezinho realizado por jovens no Gama Shopping, no Distrito Federal, terminou em confusão e envolvimento da Polícia Militar. Por causa do tumulto a direção do shopping antecipou o fechamento do centro de compra das 22 horas para as 18h30. Ninguém foi preso, apesar do corre-corre. A cidade do Gama fica a 40 quilômetros de Brasília.

Por volta das 16 horas, os jovens começaram a chegar em frente ao shopping. Quando reuniram cerca de 300 pessoas, eles decidiram invadir. Houve confusão, os seguranças particulares intervieram mas não conseguiram conter a garotada. Nesse instante, a PM foi chamada.

De acordo com informações da direção do shopping, cerca de 500 clientes estavam do lado de dentro fazendo compras ou passeando. Alguns tentaram sair. Lojistas fecharam as portas. Como em outras cidades, os jovens cantaram músicas, bateram nos vidros das lojas e correram a esmo. Antes das 19 horas os tumultos cessaram.

Em Recife, um grupo com aproximadamente 60 pessoas, realizou um protesto pacífico no Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade. Mesmo assim, a maioria das lojas do centro de compras baixou as portas, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem: "Nem Copa, nem eleição, queremos dinheiro para a saúde e educação".

A manifestação foi organizada pelo grupo Black Blocs da Frente Independente Popular (FIP). Na frente do Relógio da Copa, um dos manifestante tentou arremessar um pequeno botijão de gás em um policial militar. O grupo também ameaçou depredar o monumento que marca quantos dias faltar para o início da competição.

Na cidade de Porto Alegre, apesar de haver mais de 2 mil confirmações no Facebook, a manifestação convocada pelo grupo Anonymous foi um fracasso total. Cerca de 30 pessoas esperaram das 17h até as 19h na frente da Prefeitura Municipal e resolveram dispersar depois de gritarem algumas palavras de ordem contra a realização da Copa do Mundo.

Vestidos de preto, com máscaras , alguns tocando tambores, os integrantes do grupo não conseguiram sensibilizar os gaúchos que passavam e olhavam desconfiados para a manifestação, menor do que a aglomeração popular em torno de um cantor gospel que acontecia há pouco mais de 50 metros, no Largo Glênio Peres.

No Espírito Santo, manifestantes invadiram um shopping em Vila Velha e ocuparam a rua de acesso à praia. A manifestação tem poucos adeptos. Mais cedo, poucos estavam presentes no posto de gasolina marcado como local de encontro. Viaturas policiais e cavalaria faziam ronda no local que dá acesso à Terceira Ponte, principal ligação entre Vitória e Vila Velha, município mais populoso do Estado.

Na semana em que Curitiba foi ameaçada pela Fifa de ficar fora do Mundial, um grupo de aproximadamente 200 pessoas, segundo os organizadores, engrossou o coro e participou do protesto "Eu não quero Copa" no final da tarde deste sábado (25).

A manifestação partiu da Boca Maldita, na área central da cidade e chegou a interromper a apresentação de um grupo que participava da Oficina de Música, o que gerou algumas reclamações do público. A marcha foi até a Prefeitura e em seguida se dispersou.

Em Goiás, o protesto ocorreu durante a manhã e reuniu aproximadamente 100 pessoas no centro de Goiânia. Manifestantes percorreram a região central da cidade com faixas e cartazes.
Tags:

Esta matéria tem: (34) comentários

Autor: Edmilso Ramalho
Gente a expressão...milhares fizeram protesto em BH....mesmo sendo mentirosa....é um mecanismo de transmitir mensagens subliminar para incentivar a participação de outras pessoas. Só não ver que não quer....que a imprensa incentiva essas manifestações e as depredações. | Denuncie |

Autor: Cícero Alvernaz
Está tudo errado, mas agora é tarde. Quem governa o Brasil é o PT e não o PSDB, portanto, isto é responsabilidade do PT. Foram gastos 33 bilhões, mais do que se gastou nas últimas 4 copas realizadas. Muita gente meteu a mão, ficou rica e depois virá a resposta em forma de mais miséria. Fora PT! | Denuncie |

Autor: Marcos Augusto Ricardo de Gouvea
Olhem só os "gatos pingados" na Praça 7... Chamar isto de "protesto", convenhamos, é subestimar a inteligência alheia, principalmente do assinante UAI. Menos por favor... O mesmo ocorreu nas demais capitais, onde os "protestos" foram pífios... A incitação dos oposicionistas foi pro ralo... | Denuncie |

Autor: Marcos Augusto Ricardo de Gouvea
Me poupem, por favor, uma vez que a dimensão que a Agência Estado está dando a estes "protestos" pífios é pura fantasia! Cada "protesto", em cada capital, mal encheu três Kombis. A torcida do América é infinitamente maior que a todos estes "protestos". A Dilma já disse:"será a copa das copas". | Denuncie |

Autor: Eduardo Antunes
Abaixem o preço do Smartphone que os protestos acabam. | Denuncie |

Autor: Fernando Antonio Guimaraes
Reivindicar a não realização da copa a esta altura é de uma burrice enorme. Isto deveria ter sido feito antes da escolha. Agora só aumentaria o prejuízo, pois bilhões já foram gastos é hora de render algum retorno. | Denuncie |

Autor: DANIEL MIGLIARDI
tenho vergonha de ser brasileiro.....o pau vai começar a quebrar... vamos nos armar infelizmente.....terra sem lei. | Denuncie |

Autor: Rogerio Fernandes
Sei que estou com problema de visão após os 40 anos, mas não consegui enxergar os MILHARES na foto dos manifestantes da Praça 7. Qual interesse está por trás da excessiva valorização deste "movimento" por parte de setores da imprensa ? | Denuncie |

Autor: Marcos Henrique
PROTESTEM tb contra o CARNAVAL no Brasil, financiado pelo tráfico, corrupção, jogo do bicho, além do dinheiro superfaturado que SAI DO NOSSO BOLSO e oferece péssimas sugestões como putaria, drogas e outros exageros. É a mesma galerinha que daqui a pouco estarão na ``folia.´´ | Denuncie |

Autor: Lincoln Oliveira
Belo Horizonte ganhou 6 jogos (???) ou seja 540 minutos p/ uma reforma faraônica de mais 1 BI.Assim disse o M.Lacerda e seu filhinho Tiago e seus seguidores.Tem estádio q a obra começou do "O" está pronto c/ um custo de R$485.000.Tem candidato a presidência c/$$ de sobra pra campanha,fora os $$ BRT. | Denuncie |

Autor: Márcia Figueiredo
MILHARES?? KKK Uns gatos pingados, ainda por cima promovendo quebradeira. O Brasil vai fazer uma ótima copa, o interesse pelos ingressos já superou o de outras copas. Todos querem vir para o Brasil, um país lindo e amante do futebol ! | Denuncie |

Autor: Sr. do Brasil LTDA
É uma vergonha......gastarem uma fortuna com estádios de futebol que ficarão depois para galinha ciscar....para boi pastar......enquanto não temos estradas, hospitais, segurança, casas populares etc. Dá NOJO ser brasileiro! TOMARA QUE NÃO TENHA COPA!!!! TOMARA!!!! | Denuncie |

Autor: Renato Lopes de Moura Filho
Tiveram a chance de mudar a local da copa em junho e não fizeram. Agora não tem mais jeito. Vai ser um vexame mundial. Bem feito para a Dilma a FIFA e sua corja de ladrões. | Denuncie |

Autor: eduardo peres
O estado de minas pegou pesado ao falar em milhares... Não seriam migalhas? | Denuncie |

Autor: Antônio Augusto Cesário
Deveriam ter feito passeatas e manifestações na escolha do país como sede. Como cidadão, agora acho que é muito feio e passaremos uma imagem horrível para o mundo. | Denuncie |

Autor: Wanderlei Silva
SR MARCO PEREIRA EU JA COMENTEI ISTO VARIAS VEZES, FIZERAM FESTA LULA FOI O "CARA" AGORA ESTÃO QUERENDO QUEBRADEIRA PARA EVITAR A COPA, O POVO NT VERGONHA, O MELHOR SERIA NT TRAZIDO A COPA PARA O BASIL AGORA O DINHEIRO JA FOI DESVIADO,MAL GASTO ETC | Denuncie |

Autor: geraldo ramos
PQ NAO MOSTRARAM MEU PENSAMENTO, GOSTARIA DE RESPOSTA OU ENVIA PARA MEU EMAIL. O SITEMA ESTA ERRADO QUERO RESPOSTA. | Denuncie |

Autor: geraldo ramos
LUIZ DE FREITAS ESTE PROCESSO VEM DE LONGAS DATAS TANTO O PT COMO O PSDB TEM CULPA E VC TAMBEM JA VOTOU NESTES POLITICO CORRUPTO. FALA SE MUITO NO MENSALAO DO PT E AGORA COMO FICA TAMBEM O MENSALAO DO PSDB DE 1998? | Denuncie |

Autor: geraldo ramos
Sr.luiz de Freitas a baderna no Brasil existe ha anos,vc sabe como esta mensalao de 1998 da corja da PSDB,no momento so mensalao do PT. Temos q manifestar mesmo mas sem baderna.Voce tambem deve ter votado em um gde corrupto.Voce tambem e culpado ja pensou nisto. | Denuncie |

Autor: Carmen Goularte
Senta o pau, o cacete, o cacitete, nesta turma de atoas, favelados, preguiçosos e desempregados. Mas com força mesmo. Só tem lixo. | Denuncie |

Autor: Marcos marcos
ACREDITO QUE FOI POUCO DIVULGADA, EU MESMO NÃO SABIA DESTA MANIFESTAÇÃO, E LEIO JORNAL DIARIAMENTE, CASO SOUBESSE DESTA, EU ESTARIA JUNTO COM ESTA GALERA CONTRA OS ABUSOS DESTE PETRALHAS E DA FIFA. TEMOS QUE MUDAR ESTE PAIS, VAMOS COMEÇAR COM MANIFESTAÇÕES E DEPOIS VEM AS ELEIÇÕES. MUDA BRASIL !!! | Denuncie |

Autor: Rodrigo Santos
Vai ser isso dai até junho ...mas, depois tudo como dantes no castelo de abrantes ! | Denuncie |

Autor: dalvo prado
Por que quando se aproxima as eleições até os alienados dos punks.... resolvem se manifestare.... e olhe que sãi minorias... | Denuncie |

Autor: Renan Coelho Silva
É uma minoria, que, normalmente é contra tudo e só quer fazer baderna. Se votassem com atenção e respeitassem a vontade da maioria das pessoas ajudariam a fazer do Brasil um lugar melhor para viver. 2014 tem eleições e temos que saber escolher. | Denuncie |

Autor: hugo alessi
O PT comeu a fruta da árvore, o PT crucificou Cristo, o PT é a Besta do Apocalípse, etc... etc... Pobres papagaios midiaticos... Ou seria comentarios oportunistas de oposição? Ta mais para cordeiros ignorantes com inveja da coragem dos lobos. | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
CONTINUA: QUANTO A COPA NO BRASIL, será um fiasco devido a baderna que muitos farão nas ruas como aconteceu na copa das confederações...querem apostar? turista não deveria vir pro Brasil e quem vier, verá a zona que é este país... | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
Tenho escrito em minhas mensagens para qualquer um nos e-mails, sobre esta copa no Brasil e a violência que resolveu reinar nesse país. Eu estou avisando o perigo dos homens da lei do Brasil não tomarem uma medida drástica pois a justiça com nossas próprias mãos, já começa a aparecer...QUANTO A COPA: | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
UAI...NÃO QUERIAM A COPA NO BRASIL? QUANDO O BRASIL FOI ESCOLHIDO TEVE ESCOLA DE SAMBA, FOGOS, AXÉ, FUNK...POIS E...PODEM ESPERAR O FERRO QUE O POVO VAI LEVAR DE POIS DESSA COPA. VOCÊS VERÃO E EU AVISEI...BEM FEITO. | Denuncie |

Autor: Miguel Assis
Só sendo, muito otário, sem educação, mau informado, ser eleitor do PSDB ou incoerentes como os jornalistas da Itatiaia JR Brasil e Condé que são da área do futebol para ser contra a copa do mundo no Brasil. A copa vai acontecer normalmente e os cachorros vão continuar latindo para o nada. | Denuncie |

Autor: Laiton Cardoso da Silva
Não acredito mais nem nos protestos do "POVO", a esperança, é criar meus filhos para que, talvez, daqui a 20 anos, eles sejam mais inteligentes do que nossa geraçao e saibam votar e cobrar da maneira certa... | Denuncie |

Autor: Laiton Cardoso da Silva
Me pergunto se os manifestantes aqui de BH tem emprego, Punk's e partidários do PSTU (provável sindicalistas). tem hora que dá saudade de ter um coronel da Pm que soltaria os cavalos em cima de vagabundo que não tem mais nada a fazer... | Denuncie |

Autor: Angelo souza
Os gastos com estádios são de responsabilidade dos governos estaduais, o protesto devem ser dirigidos aos mesmos. | Denuncie |

Autor: Luiz Freitas
Todos que estão ai votarão no PT...Pau neles.... | Denuncie |

Autor: Luiz Freitas
Todos que estão ai votam no PT...Agora é tarde fazer manifestações. A eleição está chegando e todos que estão ai fazendo baderna vão votar nos mesmos que estão ai mandando e desmandando. Pau neles.... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.