(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovens marcam "rolézinho" em shopping de BH no próximo sábado

A Polícia Militar (PM) afirmou que já está sabendo do evento e que medidas serão tomadas durante a semana para tentar impedir o encontro


postado em 14/01/2014 17:36 / atualizado em 15/01/2014 08:10

Evento foi criado nessa terça-feira por meio do Facebook(foto: Reprodução / Facebook)
Evento foi criado nessa terça-feira por meio do Facebook (foto: Reprodução / Facebook)

O tumulto provocado por jovens em shoppings de Belo Horizonte no ano passado parece estar de volta. Um grupo marcou para sábado, em um centro de compras na Região Nordeste de Belo Horizonte, um evento chamado de “Rolézinho no Minas Shopping – Apartheid às avessas”. Militares do 16º Batalhão da Polícia Militar, responsáveis pela área, informaram que a equipe de inteligência da corporação já está sabendo do ato e que estratégias serão traçadas durante a semana para impedir o encontro, combinado pelas redes sociais.

A reunião de jovens começou em Belo Horizonte em agosto de 2013. Os encontros, que agora são chamados de “Rolézinhos”, são realizados, normalmente, por adolescentes. Eles se encontram nos centros de compras e, na maioria das vezes, provocam badernas.

O evento no Minas Shopping foi criado nessa segunda-feira em uma página no Facebook. O moderador chega a afirmar que no centro de compras o encontro não é contido pela PM. “Aqui tá de boa galera. Quando vem gente branca, chick (Sic.) e arrumada é que a polícia fica de olho”, disse.

A polícia já estuda medidas para impedir o evento. “A nossa seção de inteligência faz o acompanhamento nas redes sociais para antever essas situações. O comandante da Companhia que atende a área já foi contatado. Estamos estudando medidas cabíveis junto com o shopping. Por enquanto não há nada de concreto, pois o evento ainda não está totalmente confirmado”, explica.

O Minas Shopping já foi alvo dos encontros no ano passado. No fim de agosto, centenas de jovens entraram no centro de compras gerando tumulto e quebradeira. Pelos menos duas lojas foram saqueadas. Os envolvidos carregavam um revólver, fogos de artifício e drogas. Seis pessoas foram detidas, quatro delas menores de 18 anos. Todos foram ouvidos e liberados.

No último fim de semana, menores de 18 anos desacompanhados de responsáveis foram barrados de entrar no Shopping Estação BH, em Venda Nova. A ação dos seguranças aconteceu depois que um grupo de jovens convocou por meio de uma rede social um encontro. Por meio de nota, o Shopping Estação BH afirmou ter tomado “medidas preventivas para garantir a segurança e bem estar dos clientes, lojistas e colaboradores do centro comercial”.

São Paulo

Os chamados “rolezinhos”, convocações para reunião de um grande número de jovens em shoppings, foram comuns em São Paulo no ano passado. Na capital paulista, o Shopping JK Iguatemi chegou a conseguir uma liminar da 14ª Vara Cível da Comarca de São Paulo para impedir a entrada de adolescentes desacompanhados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)