(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ajuda do governo federal será imprescindível para cidades atingidas pela chuva, afirma Anastasia

Governador visitou a Região do Vale do Rio Doce nesta quinta-feira para avaliar os estragos nos municípios mais atingidos nos últimos dias


postado em 26/12/2013 15:08

O governador Antônio Anastasia visitou a Região do Vale do Rio Doce nesta quinta-feira para avaliar os estragos causados pela chuva nos últimos dias e afirmou que imprescindível o apoio do governo federal para a recuperação das cidades mais atingidas. Anastasia afirmou que neste momento, a principal preocupação do estado é garantir que as pessoas sejam socorridas e recebam abrigo e alimento e pediu que moradores que vivem em áreas de risco sigam a orientação dos técnicos da Defesa Civil e deixem suas casas.

"Neste momento, o estado tem feito o primeiro socorro, mas será imprescindível o apoio federal para a fase mais onerosa, que é de reconstrução de casas que tenham desabado, a parte de estrutura viária e rodovias", declarou o governador durante coletiva de imprensa em Governador Valadares, um dos municípios mais afetados pela chuva na região. Ele afirmou esperar que a medida provisória publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União – que, na prática, agiliza o repasse de verbas para a execução de ações de resposta e recuperação nas áreas atingidas por desastres – ajude a atender mais rapidamente as vítimas da chuva.

Ainda durante a coletiva, Anastasia disse que a Defesa Civil está preparada para atender as ocorrências de chuva em Minas. “A primeira etapa é sempre prestar o imediato socorro às pessoas que são vitimadas, dando abrigo, alimentos, pedindo – como viemos fazendo a semana toda – que as pessoas afastem-se das áreas de risco para evitar a perda de vidas”, esclareceu. A segunda fase, é iniciar o processo de reconstrução, informou o governador. Ele afirmou que durante a visita à região percebeu que o nível dos rios ainda está muito alto, mas que a expectativa da Defesa Civil é de que o volume de água comece a diminuir já nos próximos dias e que seja possível iniciar a limpeza e recuperação da cidade.

Mortes chegam a 18

Em Minas Gerais, chega a 18 o número de mortes em decorrência da chuva que atinge o estado. A maioria foi causada por deslizamentos de terra, como no caso de Sardoá, no Vale do Rio Doce, onde seis pessoas da mesma família morreram soterradas. Na manhã de hoje, o corpo de Maria Conceição Aparecida do Nascimento, de 56 anos, foi encontrado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, depois que um deslizamento derrubou a casa em que ela estava.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)