(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito muda na Antônio Carlos e confunde passageiros

Ontem foi primeiro dia de fechamento da pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos entre as ruas Rio Novo, no Complexo da Lagoinha (Região Noroeste de BH), e Jequitaí, no Bairro Cachoeirinha (Nordeste)


postado em 01/11/2013 06:00 / atualizado em 01/11/2013 07:04

Interdição obriga coletivos a trocar de pista, confundindo usuários(foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A PRESS )
Interdição obriga coletivos a trocar de pista, confundindo usuários (foto: Guilherme Paranaiba/EM/D.A PRESS )



No primeiro dia de fechamento da pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos entre as ruas Rio Novo, no Complexo da Lagoinha (Região Noroeste de BH), e Jequitaí, no Bairro Cachoeirinha (Nordeste), a conta da mudança foi paga principalmente pelos passageiros dos coletivos. Muitos ficaram completamente perdidos em razão da troca dos pontos de embarque e desembarque para as pistas laterais. Até os próprios motoristas precisaram de orientação da BHTrans para saber onde deveriam parar, complicando o trânsito em alguns momentos. Como a mudança ocorreu no sentido bairro/Centro e começou a valer depois do horário de pico, a previsão dos agentes de trânsito é de que os problemas de tráfego comecem hoje, quando ônibus e carros estarão juntos na mesma pista entre as 7h e as 9h.

“O ônibus não está passando aqui não?”, questionava a estudante Kathleen Lara, de 15 anos, ao chegar à pista exclusiva para pegar o coletivo da linha 4205. Como ela não encontrou nenhum aviso, o jeito foi perguntar a quem passava perto do novo ponto sob o Viaduto Angola, em frente ao conjunto IAPI, no Bairro São Cristóvão. O amigo dela Tiago Henrique de Souza, de 17, chamou a atenção para a quantidade de pessoas que circulam por ali e dependem de transporte coletivo. “Não tem nenhum fiscal da BHTrans para nos orientar. O certo seria ficar uma pessoa dando informações até a população se acostumar”, reclamou.

Quem também se queixou foi o assistente administrativo Marcelo Soares, de 27, que resolveu seguir o fluxo de pessoas na tentativa de encontrar o novo ponto. “Em um mês foram duas mudanças. Isso aqui já virou brincadeira”, criticou. O advogado Antônio Dias, de 65, também se orientou pela aglomeração de pessoas. “Eu esperaria na faixa do meio. Mas vou ficar, já que a turma toda está aqui”, disse. Sob o Viaduto Angola, a única dica de que ali funcionaria um ponto de ônibus era um pequeno cavalete de plástico, sem a descrição das linhas que deveriam parar no local. Em outros pontos, listas com as linhas estavam afixadas, mas, mesmo assim, houve motorista que quase parou em ponto errado. Agentes precisaram avisar aos condutores sobre os locais corretos.

Pedestres

No cruzamento da Avenida Antônio Carlos com a Rua Jequitaí, o canteiro central foi destruído para possibilitar o movimento de mudança de pista pelos coletivos. O semáforo, que antes ficava cerca de 20 segundos fechado ao tráfego para travessia de pedestres, agora fica um minuto no vermelho para veículos pequenos e um minuto e 10 segundos para os ônibus.

“Essa mudança é nossa maior preocupação. Pode ser que ela cause uma fila para os carros de passeio no horário de pico”, disse um agente da BHTrans. Ainda segundo o fiscal, ajustes nos sinais ainda poderão ocorrer em razão da situação do tráfego. Para tentar privilegiar os coletivos, foram instaladas taxas refletivas na pista mista da Antônio Carlos, destinando duas faixas preferenciais aos ônibus. Sete pontos foram criados nas pistas laterais e 102 linhas tiveram mudanças no embarque e desembarque. Na próxima terça-feira, também será interditada a pista exclusiva no sentido Centro/bairro.

Em nota, a BHTrans avaliou como positivo o início da operação de ônibus e carros no mesmo espaço, “com os condutores respeitando a sinalização e as situações de dúvidas orientadas pelos agentes de trânsito”. “Foram programados monitores em todos os novos pontos, para instruir os usuários na quinta e sexta-feira, das 6h30 às 20h30. A ausência deles no referido ponto próximo ao IAPI será apurada”, diz a nota. Sobre a falta de uma lista com linhas que param sob o Viaduto Angola, a empresa afirmou que o cartaz foi arrancado e garantiu que outro será colocado no lugar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)