(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

LMG-808 é bloqueada por manifestantes em Contagem

O protesto é contra a reintegração de posse, que pode acontecer a qualquer momento, de um terreno ocupado no Bairro Tupã, em Contagem


postado em 28/10/2013 07:34 / atualizado em 28/10/2013 11:18

(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

Moradores bloquearam os dois sentidos da LMG-808, estrada que liga Contagem a Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante um protesto na manhã desta segunda-feira. A manifestação é contra a reintegração de posse, que pode acontecer a qualquer momento, de um terreno ocupado no Bairro Tupã. De acordo com representantes da comunidade, a área ocupada no início deste ano estava ociosa e aproximadamente 150 famílias se instalaram na região. Segundo a prefeitura, a invasão está colocando e risco uma região é Área de Proteção Ambiental (APA) e uma Área de Preservação Permanente (APP) perto da Várzea das Flores.


Cerca de 300 manifestantes queimaram pneus e impediram a passagem de veículos nesta manhã. A Polícia Militar monitora o protesto. Dois motociclistas tentaram furar o bloqueio dos manifestantes e provocaram tumulto, sendo que um deles foi detido por militares. O grupo exige um posicionamento do prefeito de Contagem sobre a remoção de famílias. Uma ação de reintegração de posse tramita na Justiça e já está permitido que a Polícia Militar (PM) cumpra o despejo das famílias.

Segundo a PM, já são mais de quatro horas de interdição e centenas de pessoas aguardam dentro de carros e ônibus para passar. A dona de casa Marildes Dias, de 50 anos, perdeu os exames médicos marcados pelo SUS e vai demorar no minimo três meses para conseguir fazer novamente. De jejum, ela foi salva pelo motorista do ônibus com um copo de café. Não há comércio por perto e além de calor, as pessoas enfrentam fome e sede na estrada. Algumas pessoas seguiram a pé por mais de 5 quilômetros para fugir do bloqueio.

(foto: Pedro Ferreira/EM DA Press)
(foto: Pedro Ferreira/EM DA Press)


Essa é a terceira manifestação dos moradores em menos de um mês. No dia 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que em 3 de maio deste ano o grupo ocupou uma área de proteção de quase um milhão de metros quadrados.

Mesmo sendo um terreno privado, a prefeitura foi acionada porque a ocupação causa prejuízos ambientais ao leito da várzea. Os fiscais autuaram as famílias por crime ambiental e os grupos deixaram o local. Duas semanas depois, retornaram com maior quantidade de pessoas para a ocupação.

Segundo a secretaria, foi aberta uma grande área de desmatamento e ocorreram muitas queimadas. O órgão autuou novamente os representantes da comunidade, acumulando 133 registros de multa naquela operação de fiscalização. Também foram punidos os proprietários da área, por não cuidarem devidamente do espaço.

Devido à permanência das famílias a Procuradoria do Município entrou com uma ação de reintegração de posse por motivo ambiental e ganhou, no dia 12 de agosto, a liminar determinado o despejo no entorno da reserva, que é nove vezes maior que a Lagoa da Pampulha.

De acordo com a secretaria, o impacto dessa ocupação para a várzea é perigoso por causar desequilíbrio ao meio natural e por oferecer risco ao sistema de abastecimento da lagoa, que fornecer água a 400 mil famílias da Grande BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)