(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiais civis e militares recebem treinamento para fiscalização de explosivos

Curso foi desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social e tem como objetivo o aumento da inspeção do armazenamento e da circulação desse tipo de produto para coibir explosões de caixas eletrônicos


postado em 08/10/2013 08:12

Quase 90 policiais militares e civis, auditores da receita estadual e representantes de instituições bancárias participaram na segunda-feira de uma capacitação para fiscalização de produtos explosivos e controlados. O curso foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e tem como objetivo o aumento da fiscalização do armazenamento e da circulação de explosivos, evitando seu desvio e subtração para a prática de explosões a caixas eletrônicos.

A iniciativa foi proposta pelo Grupo de Trabalho Forças de Minas, equipe interinstitucional que se reúne periodicamente para discutir e propor ações voltadas para a redução da explosão de caixas eletrônicos. O grupo é composto por representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social, Secretaria de Estado da Fazenda, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público e representantes de instituições bancárias.

No primeiro dia de capacitação foram ministradas aulas sobre questões jurídicas relacionadas a explosivos e produtos controlados, dos crimes e das contravenções penais relacionados ao uso deste material. No segundo dia de aula, que acontece nesta terça-feira, os alunos conhecerão, de forma teórica e prática, os tipos de explosivos e seus efeitos, os sistemas de detonação, armazenamento, transporte e destruição.

A secretária adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo, explica que o curso é uma das formas de capacitação e aprimoramento das estratégias de repressão e prevenção para as polícias militar e civil. “Estes profissionais atuarão ainda como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, tanto na parte teórica quanto prática”, destaca a secretária adjunta.

Participam dos cursos policiais de Belo Horizonte, Região Metropolitana, Vale do Aço, Sul do estado e região do Triângulo Mineiro, áreas nas quais se concentram o maior número de ocorrências relacionadas a caixas eletrônicos.

Treinamento e repressão

As aulas teóricas ficam por conta de policiais civis e ocorrem no auditório da Agência Central do Banco do Brasil em Belo Horizonte. As aulas práticas são de responsabilidade do Exército Brasileiro e serão realizadas em uma mineradora, situada no município de Pedro Leopoldo. O curso tem um total de 16 horas/aula, sendo oito horas de aulas teóricas e oito de aulas práticas.

O escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais, Carlos dos Santos Firmino, é um dos instrutores da capacitação e valoriza a realização de um trabalho conjunto das forças de segurança pública com o Exército. “Os integrantes das polícias precisam estar treinados para os procedimentos de identificação de materiais explosivos, assim como de isolamento, até a chegada dos técnicos”, lembra Firmino.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)