(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Massa de ar frio faz temperatura cair sete graus em Belo Horizonte

Nesta segunda-feira a mínima registrada na capital mineira foi de 16.2 ºC e a máxima 20.7º C. A diferença foi de aproximadamente sete graus em relação a domingo, quando foi registrado 28º C


postado em 07/10/2013 18:10 / atualizado em 07/10/2013 23:19

Frio atípico para outubro deve perdurar por mais alguns dias(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Frio atípico para outubro deve perdurar por mais alguns dias (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Os belo-horizontinos tiveram de retirar os casacos e blusas de frio do armário neste segunda-feira. Em apenas 24 horas, a capital mineira registrou queda de sete graus na temperatura máxima. Passando de 28º C deste domingo, para 20.7º C, marcados nesta segunda-feira. O tempo deve continuar instável com chuva até quarta-feira.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda na temperatura se deu por causa de uma massa de ar frio polar que migrou do Sul do Brasil para a região Sudeste do país. “ O ar mais frio ocasionou a diminuição da temperatura, juntamente com o ar frio e úmido que sopra do oceano atlântico. Trouxe também a instabilidade no tempo, provocando chuvas de baixa intensidade”, explica.

A temperatura mínima foi registrada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde os termômetros marcaram 16.2 ºC. Na Pampulha, a máxima chegou a 20.7º C. A diferença foi de aproximadamente sete graus em relação a domingo, quando foi registrado 28º C.

Durante a semana, o tempo deve permanecer instável até quarta-feira com temperaturas baixas. “Estamos com áreas de instabilidade no Norte de Noroeste do Estado. Há chance de chuva fraca nesta terça-feira na capital mineira e a temperatura deve permanecer entre 16º C e 21 º C. Na quarta-feira, a chance de precipitações diminui devido ao enfraquecimento do tempo úmido que vem do mar”, afirma o meteorologista.

Clima atípico

Francielle reclama a mudança brusca na temperatura(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Francielle reclama a mudança brusca na temperatura (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A estudante de direito Francielle Avelar, de 21 anos, tirou o cachecol do armário. “Na semana passada começou a esquentar e achei que o tempo ia abrir. Só que hoje esfriou muito e até parece que estamos no inverno. O termômetro  está marcando 18 graus, mas pensei que estava abaixo dos 15 graus”. Ana Camila Souza, de 25, recorreu aos agasalhos para ela e o filho Lucas, de 1 ano. “Não há quem não fica doente com essas mudanças. Tive que levar meu filho no médico,  pois esfriou muito e ele passou a tossir e o nariz entupiu”.

Crianças sofrem com mudanças climáticas, destaca Ana Camila, mãe do Lucas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Crianças sofrem com mudanças climáticas, destaca Ana Camila, mãe do Lucas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
De acordo com o meteorologista Ruibran dos reis , o frio no mês de outubro não é comum, principalmente, com a redução das temperaturas máximas. Nessa segunda-feira em Juiz de Fora, na Zona da Mata, os termômetros registram máxima de 15,7 graus. Em Barbacena, cidade vizinha, na Serra da Mantiqueira, a máxima foi de 14,5 e mínima de 10 graus. Mas foi em Monte Verde (Camanducaia), no Sul, a mínima do estado, 7,8 graus.  Itaiobim, no Vale do Jequitinhonha,  que no sábado registrou 40,4 graus, ontem teve máxima de 23. 

Nas regiões Central e Sul, Zona da Mata e nos vales do Jequitonhonha, Mucuri e do Rio Doce, hoje e amanhã predomina a nebulosidade e temperaturas amenas.  Somente nos municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, prevalece as altas temperaturas, características do mês de outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)