(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zoo de BH participa da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens

O tráfico desses animais representa a terceira maior atividade clandestina no mundo, com a movimentação de aproximadamente 20 bilhões de dólares. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido à imensa biodiversidade


postado em 30/09/2013 13:47

Cartilhas e folders foram confeccionados especialmente para a ação(foto: Divulgação PBH)
Cartilhas e folders foram confeccionados especialmente para a ação (foto: Divulgação PBH)

O Zoológico de Belo Horizonte apoia a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelos conselhos regionais da categoria. No fim de semana, a campanha foi divulgada aos visitantes. A campanha promove a conscientização da população brasileira sobre os problemas do tráfico de animais selvagens e alertar sobre a criação e a manutenção de animais selvagens em ambientes domésticos. Atualmente, o tráfico desses animais representa a terceira maior atividade clandestina no mundo, com a movimentação de aproximadamente 20 bilhões de dólares, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

O tráfico de animais selvagens é uma prática que causa grandes prejuízos ao meio ambiente. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido à imensa biodiversidade, já que mais de 10% do 1,4 milhão de seres vivos catalogados no planeta estão em solo brasileiro. Em péssimas condições de transporte, os animais são retirados das matas para serem vendidos como mercadoria. O dado alarmante é que de cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final.

(foto: Divulgação PBH)
(foto: Divulgação PBH)
Para o diretor do Jardim Zoológico da FZB-BH, Carlyle Mendes Coelho, a campanha é uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam e participem da conservação da fauna brasileira. “É importante que a sociedade se engaje nesta campanha, somando esforços às diversas ações que são realizadas rotineiramente pelos jardins zoológicos”, comentou.

A principal arma de combate ao tráfico é não financiá-lo. Não se deve comprar os animais de forma clandestina e nem criá-los sem os devidos registros nos órgãos competentes. Muitas pessoas criam animais selvagens em casa como se fossem domésticos e não compreendem o mal que fazem.Se os animais forem comprados de forma ilegal, as pessoas que os criam são também consideradas culpadas e devem arcar com as consequências penais se descobertas.

O tráfico só existe porque há compradores. Para denunciar a venda e a criação ilegal de animais selvagens, entre em contato, de forma gratuita e sigilosa, com a Polícia Militar Ambiental do Brasil pelo número 190 ou ligue para o batalhão de seu estado. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cfmv.gov.br/traficodeanimais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)